terça-feira, 6 de outubro de 2009

MOMENTOS DE TRANSIÇÃO


Vivemos momentos importantes de transição do Planeta Terra. É chegado o tempo de transição para a regeneração dos Espíritos vinculados ao sistema terreno, bem como a regeneração do próprio Planeta.

A situação contemporânea da Terra, que se encontra em intensa convulsão, não é resultado de agora, são as atividades do homem e também necessidades geológicas, vez que o Planeta continua em evolução.

A responsabilidade do homem é a do seu aprimoramento intelectual e moral, conquistando a ampliação do seu estado de consciência, pelos seus esforços, pela observação de suas próprias atitudes em relação a si mesmo, ao próximo e a Natureza, que o envolve, que o mantém, pois faz parte dela.

O desgaste do ambiente natural foi provocado pelo homem desde todos os tempos, sendo que se agravou nos tempos mais modernos, quando a ganância desenfreada acelerou a destruição, com grande desperdício de elementos naturais.

Deus criou a Natureza em favor da Criatura e o Planeta Terreno serve grandemente à evolução dos seus habitantes, visando suas experiências e seus progressos. Através das inúmeras reencarnações os Espíritos ganham um pouco mais de consciência e de responsabilidade diante da vida. Todos sabem que somos seres espirituais indestrutíveis e em crescimento constante.

Nestes dias de tormentas, onde se constatam grandes convulsões terrenas, que na verdade são reações aos grandes e constantes ataques desestabilizantes ao Planeta, que é um organismo composto pelos órgãos aéreo, marítimo, de superfície e subterrâneo, que reclama reequilíbrio, regeneração...

O Espírito evolui, o homem evolui, o Planeta evolui; o Espírito se refaz e se constrói, o homem cresce e se aperfeiçoa; o Planeta amadurece e se estabiliza, atende suas finalidades na ordem Divina. A rebeldia, a ganância, o egoísmo, desequilibram o Planeta, porque são emissões de vibrações deletérias, que sensibilizam e convulsionam as forças telúricas, tanto quanto as energias espirituais.

A responsabilidade cabe a cada um nas atitudes do dia-a-dia, nos seus pequenos afazeres, nas tratativas com as pessoas. A harmonia começa nas nossas menores atividades. O futuro não será construção amanhã, ele já começou há muito tempo, como nós, seres inteligentes, não somos construção de um instante, por vontade alheia, somos construção milenar, vivenciando as mais variadas possibilidades, sofrendo as consequências das nossas iniciativas e restabelecendo o que foi desarmonizado, assim ampliando nossa inteligência, nossa compreensão e a nossa consciência.

As convulsões terreais verificadas ultimamente fazem sucumbir populações inteiras e têm por finalidade estremecer as estruturas espirituais endurecidas, cristalizadas, refratárias dos povos de todos os Continentes. De forma geral, levam à reflexão sobre a necessidade do exercício da humildade, do respeito às pessoas e da suspensão imediata das atitudes egoístas individuais e coletivas. Todos nós estamos inseridos no mesmo organismo, que é o Planeta, e dele dependemos para a construção da nossa paz e  felicidade plenas. Não é possível que um estágio de vida harmonizado -- seja nas questões espirituais ou materiais -- exista sem consciência da responsabilidade socioambiental; todos dependemos de todos.

No futuro seremos nós mesmos que lá estaremos, com a construção que elaboraremos, a princípio na nossa própria intimidade, que se refletirá nas relações humanas, e encontraremos o Planeta e as populações que ajudarmos estabelecer. Tornaremos responsáveis por tudo àquilo que egoisticamente fizermos ou egoisticamente deixarmos de fazer. Pois, somente por deixarmos de fazer o bem já é um mal, como ensina a Doutrina Espírita.

Dorival da Silva