sexta-feira, 13 de maio de 2011

Solicitude


            A disponibilização para as realizações nobres é demonstração de crescimento espiritual. A voluntariedade, pensando na melhoria geral sem nenhum outro interesse que não o bem, é o desprendimento.

            Sempre haverá tempo suficiente para as realizações despreocupadas com valores monetários, mas com o engrandecimento do próximo, que pode ser um indivíduo ou grupo deles, não é obrigatório personalizá-los, o que importa é o atendimento.

            Solicitude é estar atento à necessidade existente do próximo mais próximo, primeiramente, do próximo não muito próximo depois ou concomitantemente, se possível.  Como não podemos fazer tudo por todos, façamos pelos menos alguma coisa por alguém, ou por uma instituição de promoção social.

            Não se exige que tenhamos solução para tudo, pois que cada um tem seu quinhão de responsabilidade, o que precisamos evitar é a frieza, o desinteresse, a indiferença, porque sem perceber estamos sendo vitimas de nosso próprio mutismo moral, mãos vazias é egoísmo.

            Deus é todo solicitude para com a sua criação, Jesus já informou que “o Pai trabalha sempre e Eu também”, e quem somos nós para cruzarmos os braços?

            Quase sempre pensamos que não podemos fazer nada pelos outros e ignoramos que quando atendemos os companheiros de romagem terrestre, o primeiro beneficiado somos nós mesmos.

            São os gestos emocionais, as reflexões, a disposição para o bem que modificam o ator, pois que movimenta verdade, trabalha realidade, convive com o sofrimento.

            Viver usos e gozos, que no mundo são todos fugazes, muita ilusão, alimenta o egoísmo e a presunção -- os automatismos cibernéticos, o imediatismo dos jogos, a fluidez urgente dos relacionamentos, o descomprometimento socioambiental -- contribuem para o vazio emocional relevante, que desemboca na busca por satisfações apressadas, na ânsia de preenchimento de emoções que não se consegue, buscando vícios, incapazes de atendê-lo, mesmo os mais complexos e sofisticados.

            A paz que Jesus oferece ao homem “É a Dele” e não a do mundo.  A Sua é o trabalho no bem, é doação ao que sofre mais, porque todos que estão na vida material sofrem, e a única maneira de diminuir nosso sofrimento é atendendo e auxiliando os outros – “fora da caridade não há salvação”, da nossa ignorância, das nossas dores.

            Jesus se refere a algo modificado na intimidade, no caminho da compreensão e do entendimento, do ver mais e com visão amplificada, estar em paz consigo mesmo, mesmo no meio das dores, no terreno das ações necessárias.

            Esse estado de alma é contínuo, é como o incêndio que se dilata e expande de acordo com o combustível oferecido, é a realidade que não amaina porque os elementos “fungíveis” são as conquistas no bem, não se apaga, não se extingue.

            Solicitude, paz, felicidade...

Dorival da  Silva