segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Atenção nas sinalizações Divinas

 

Atenção nas sinalizações Divinas

 

“O mundo está repleto de mensagens e emissários, há milênios. O grande problema, no entanto, não está em requisitar-se a verdade para atender ao círculo exclusivista de cada criatura, mas na deliberação de cada homem, quanto a caminhar com o próprio valor, na direção das realidades eternas.”

 Trecho extraído da mensagem “Ouça-nos” da obra: Pão Nosso, capítulo 116, pelo Espírito Emmanuel, através da psicografia de Francisco Cândido Xavier, ano 1950, Editora FEB

                             -------------------------

 

REFLEXÃO - Muitos estão indo para algum lugar. Outros estão andando em círculo. Ainda outros pisam no mesmo lugar. Poucos têm direção no rumo da plenitude espiritual. 

        Como informa o Espírito Emmanuel no trecho motivador deste escrito, “O mundo está repleto de mensagens e emissários, há milênios.”; como esses prepostos do Céu não podem fazer o que se precisa pela Criatura, todos os seus esforços são de sinalizações, para que haja a percepção, para isso exige a atenção do caminhante. 

Na antiguidade acreditava-se em muitos deuses, um deus para cada coisa ou circunstância; Moisés apresenta os Dez Mandamentos e firma a existência de um Deus único e diz à Humanidade tudo o que não se deve fazer (não matar, não cobiçar…); posteriormente Jesus, reafirma o Decálogo e revela o amor ao próximo, e ensina tudo o que se deve fazer para alcançar-se o reino dos Céus. O Mestre Nazareno, antevendo que o mundo não compreenderia de imediato a suas indicações, mesmo que, muitos as esqueceriam, além da possibilidade de as desvirtuarem na sua essência,  no interesse individual ou coletivo, fez promessa aos seus Apóstolos, representantes, naquele momento, da Humanidade dos tempos futuros, que rogaria ao Pai e Ele mandaria outro Consolador, para relembrar tudo o que ensinara, esclarecer o que não pôde ficar bem entendido e acrescentar o que Ele não teve condições de ensinar. Reconhecidamente: A Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec é o cumprimento de Sua promessa.  Já não se trata da contribuição de uma única fonte, mas sim de instruções vazadas da espiritualidade para a sociedade terrena através da mediunidade de número grande de mensageiros prepostos do próprio Cristo. 

Quem vive com lucidez, planejando viagem a lugar distante e desconhecido colherá informações, estará certo da direção e tem objetivo a se cumprir; conquanto os riscos de percurso, no entanto, há clareza no que se pretende, certamente atingirá a pretensão.  No desenvolvimento da viagem não foram desprezadas as sinalizações das estradas, ou das cidades, dos aeroportos, hotéis, etc.  

 Viagem rumo a espiritualidade não pode descurar-se das sinalizações Divinas; colhendo, no fragmento de texto referido inicialmente: “O grande problema, no entanto, não está em requisitar-se a verdade para atender ao círculo exclusivista de cada criatura, mas na deliberação de cada homem, quanto a caminhar com o próprio valor, na direção das realidades eternas.”, de longo tempo o que se precisa para seguir para o maior objetivo é atentar para o que se sinaliza e é de conhecimento comum, pois, está colocado para o mundo há todo tempo. 

Não é possível que os emissários de Jesus venham ofertar verdades exclusivas ou revelar coisas excepcionais para esse ou aquele, em detrimento dos demais, no afã de salvação personalizada, trata-se, quem assim pensa, de presunção egoísta e orgulhosa, desse modo, permanecerá na escuridão da própria ignorância.  

As sinalizações para a espiritualidade melhor estão colocadas com ênfase no Evangelho de Jesus, no conjunto as mensagens anotadas pelos Evangelistas, no entanto, num ponto qualquer dos ensinamentos mostra que é indispensável que cada caminheiro faça por si a sua parte, o que chama a atenção para a sinalização, observando: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.¹”, são ações, com respostas afirmativas, no entanto, não se trata do convencionalismo simplório de pretender algo e imediatamente ser atendido. Trata-se de forças da vida, como a semente que germinada mostra a árvore que surge e se presume os frutos que dará. O homem é o ser pensante e consciente, semente possuidora de vontade e liberdade de agir, precisa nortear os seus interesses espirituais, pois, somente ele poderá fazê-lo, porque tem recursos para se colocar na direção do próprio aprimoramento -- “Ajuda-te e o Céu te ajudará.”. 

Todo o caminho para a tal salvação tem sinalizações, a dificuldade está em ter “olhos de ver” e “ouvidos de ouvir”, como frisou o Mestre Nazareno. Se não realizar o trajeto da vida com os seus esforços e percepções, e a autopercepção, o reconhecimento do contributo das próprias conquistas, que mérito existirá. Plenitude de Espírito é soma de valores enobrecedores e um conglomerado de virtudes que levam o Ser aproximar-se da Fonte de Tudo, Deus. 

O trajeto evolutivo do Espírito com um corpo de carne, por tempo limitado, é um projeto, possuindo as sinalizações próprias e com capacidade para reconhecer àquelas que são comuns, importantes e indispensáveis, mas de senso a contemplar a todos os transeuntes desse Universo. 

Ninguém vem a este Mundo sem os recursos norteadores da vida, mas como tem autonomia para guiar-se, poderá andar nos passos da vaidade, do orgulho, da presunção… e não levantar os sentidos da Alma para ver as pegadas d’Aquele que conhece o caminho mais curto para Sua pátria de paz e felicidades. 

As sinalizações Divinas fazem a diferença! Atenção!

                       Dorival da Silva

 

1.    Mateus, VII: 7-11; e O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XXV.