quinta-feira, 23 de abril de 2015

A CADA UM



A CADA UM


“Levanta-te direito sobre os teus pés.” — Paulo. (ATOS, capítulo 14,
versículo 10.)



De modo geral, quando encarnados no mundo físico, apenas enxergamos os aleijados do corpo, os que perderam o equilíbrio corporal, os que se arrastam penosamente no solo, suportando escabrosos defeitos. Não possuímos suficiente visão para identificar os doentes do espírito, os coxos do pensamento, os aniquilados de coração.

Onde existissem somente cegos, acabaria a criatura perdendo o interesse e a lembrança do aparelho visual; pela mesma razão, na Crosta da Terra, onde esmagadora maioria de pessoas se constituem de almas paralíticas, no que se refere à virtude, raros homens conhecem a desarmonia de saúde espiritual que lhes diz respeito, conscientes de suas necessidades incontestes.

Infere-se, pois, que a missão do Evangelho é muito mais bela e mais extensa que possamos imaginar. Jesus continua derramando bênçãos todos os dias. E os prodígios ocultos, operados no silêncio de seu amor infinito, são maiores que os verificados em Jerusalém e na Galileia, porquanto os cegos e leprosos curados, segundo as narrativas apostólicas, voltaram mais tarde a enfermar e morrer. A cura de nossos espíritos doentes e paralíticos é mais importante, porquanto se efetua com vistas à eternidade.

É indispensável que não nos percamos em conclusões ilusórias.

Agucemos os ouvidos, guardando a palavra do apóstolo aos gentios.

Imprescindível é que nos levantemos, individualmente, sobre os próprios pés, pois há muita gente esperando as asas de anjo que lhe não pertencem.

Obra: Caminho, Verdade de Vida - Psicografia de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel, capítulo 79.


----------------------------------------------------------------------

Reflexão

        Na Terra estamos hospitalizados, embora entramos neste hospital conhecedores da necessidade de conquistarmos a saúde, quando do planejamento da reencarnação, agora estamos esquecidos que precisamos tomar os medicamentos que nos restituam a vitalidade e o equilíbrio espiritual. É essa saúde que precisamos. É conquista definitiva. Mas como há o esquecimento providencial de nossas existências anteriores e dos tempos que estivemos na espiritualidade, preferimos acolher as influências do meio em que estamos vivendo, e permitir o uso do livre arbítrio contra os interesses primordiais de nós mesmos.  Escolhendo quase sempre as atitudes agravantes de nossas deficiências espirituais.
     Muitas vezes preferimos maquiar a nossa situação, demonstrando exteriormente alegria, conforto e equilíbrio falsos, porque não é o que estamos sentindo. Na intimidade encontramos um vazio profundo, impossível de preenchimento com os valores e meios exteriores, por mais bonitos ou agradáveis que possam parecer. São as doenças da alma, que não recebem o tratamento devido, embora não faltem os fármacos receitados pela medicina. Estes tratam os resultados apresentados no corpo físico, mas não a causa que se encontra no Espírito. É certo que temos o dever de cuidar do aparelho físico, entretanto, não somos o físico, apenas o utilizamos para manifestação na vida material, em virtude de nossas necessidades espirituais.
         A inteligência, os recursos emocionais que cada um de nós possui, e também os defeitos, representados pelos vícios, desequilíbrios, que se apresentam como as doenças crônicas no campo da psiquiatria, bem como as virtudes são patrimônio cultivado na alma. 
         O medicamento excelente é a aplicação das lições do Evangelho de Jesus em nossas vidas, de forma nenhuma desejar modelá-las aos interesses particularistas, mas através das reflexões verdadeiras, das renúncias à satisfação dos apetites negativos, da luta infrene para a educação dos olhos, ouvidos, pensamentos... Substituindo os hábitos feios e negativos por outros equilibrados e nobres.
         Se estamos fisicamente doentes, em tratamento severo, que tenhamos esperança, que meditemos com confiança em Jesus,  modifiquemos o rumo dos interesses imediatistas.  É grande a oportunidade de se conhecer, de se descobrir. A vida espiritual jamais terá fim, o corpo é equipamento de evolução para a alma, este finda a sua utilidade.  No entanto, é preferível um corpo todo roto, mas que a alma esteja exultante com suas vitórias, sobre si mesma.
      A paz e a felicidade que todos almejamos são conquistas fluidas na alma e exigem grandes esforços.

            Reflexão inspirada no texto inicialmente colocado.  

                                                       Dorival da Silva