segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Causalidade


Somos um mundo de causas, ao mesmo tempo em que somos mundo de efeitos. A doença e a cura. O mestre e o aluno. A origem causal do que somos.

O homem, na sua essência, é o produto mais perfeito da Natureza, depois de seu início, a criação Divina, a construção é sua. O ser espiritual é perfeito de origem, mas sutil e neutro, composto de todas as possibilidades, que estão adormecidas, aguardando ambiente espiritual adequado para eclodirem, tornarem-se causas.

O despertar é lento, percorre tempo infindável, as movimentações vão mostrando o que é bom e o que é ruim, no entanto, é uma descoberta que se faz com o resultado de cada ação, depois de compreendida e experimentada.

Em outro passo, essa verificação, vivida e maturada, desperta em relação aos outros, porque de mesma maneira observa o que é bom ou ruim, nos seus efeitos e consequências, que retornam para si mesmo.

Nenhum ser surgiu com um manual, conquanto a consciência, que sofre a tal construção, que será autônoma depois de saber discernir, mesmo que relativamente.

As orientações externas, daqueles que chamamos mais vividos, tais como nossos pais, tem a figura de nos chamar a atenção para aquilo que já vivemos em vidas passadas e não lembramos objetivamente, mas o que temos no eu profundo, que está encoberto, pelos recursos da reencarnação, em nosso proveito, para nos dizer tenha cuidado, isso você já viveu e não foi bom, é a observação do pendor negativo, vez que o certo e o justo sempre serão apoiados, pois o bem não precisa ser justificado diante da consciência. 

Precisamos atenção para perceber de como somos e o que estamos realizando, analisar os efeitos do que causamos aos outros, é o espelho da nossa imagem causal, que mostra a posição evolutiva, a nossa condição espiritual.

A responsabilidade aumenta conforme o discernimento desabrocha. É intimo. Por isso, a consciência dos atos torna-se juiz implacável, vez que conhece a causa e não aceita retrocesso, não aceita ignorar o que já foi revelado, percebido e compreendido. Daí que antes de qualquer ação deve anteceder a reflexão, nesse exercício buscamos todos os valores para precisar ou antever os resultados e seus desdobramentos, porque com todas as vivências dos tempos que não se contam, tem condições de avaliar se devemos ou não, se os resultados serão bons ou não, é a razão, é a consciência e a lucidez, mesmo que ainda um pouco embaçadas, mostrando a nossa própria direção na vida.

Deflui com isso que ninguém é responsável pelas nossas dores e nem pelas nossas felicidades, muito embora a influência de uns nos outros. Recolhemos o que nos toca, porque sempre os efeitos retornam à causa. São Francisco ensinou: “é dando que se recebe...”; é por isso que retornamos à origem da origem, à causa da causa primeira, que é Deus, mas nos aproximamos lentamente, através da esteira do tempo, de acordo com o crescimento espiritual, até chegarmos ao estado de sublimidade, onde a interação se faz grandiosa e definitivamente.

Dorival da Silva