quinta-feira, 15 de março de 2012

Palavras


Que pensar das muitas palavras pronunciadas a cada segundo no mundo? É um exercício fantástico de músculos, de respiração, de pensamento, de propósito... 

Uma pessoa que não falasse e nem expressasse seus sentimentos de forma nenhuma, praticamente ninguém saberia da sua existência, não nos referimos à identidade civil, mas da personalidade, o ser que está habitando àquele corpo.

É através da palavra, da expressão de nossos sentimentos, da comunicação, que nos revelamos ao mundo externo, quando os outros nos conhecem, quando nos mostramos confiáveis ou não, simpáticos ou não...

Não é à toa que quando se procura um emprego profissional existe a tal  entrevista, é um meio para demonstrar a nossa personalidade, e é defrontada com o currículo apresentado antecipadamente, embora a apresentação da nossa “persona” seja muito superficial, e, ainda, que pode ser falseada, mas na maioria das vezes qualifica o perfil do candidato.

Através do processo do diálogo, da exposição das ideias conhece-se a qualidade do Espírito que está se manifestando; você, seu colega, seu patrão..., são Espíritos reencarnados que se manifestam através da fala, de e-mail e de todas as mídias. São as palavras ditas através do sistema fonador, dos escritos, dos símbolos que estabelecem a comunicação (emissão e recepção), aí há um ser pensante transmitindo uma mensagem para outro ser pensante, que nada mais são que Espíritos, não importando se no corpo físico ou fora dele.

Palavras nas suas mais diversas formas de expressão são manifestações espirituais, que representam o cabedal de conteúdo conquistado de cada um. 

Jesus lecionou: “cada um diz do que está cheio o coração...”; para ensinar que cada um se manifesta com os recursos que possui, por isso que o ignorante não se torna intelectualizado da noite para o dia e nem o culto pode retornar a mediocridade do conhecimento. O Espírito não retrograda do patamar de desenvolvimento alcançado.

Conhecendo esses detalhes pode-se aquilatar quanto vale a manifestação do indivíduo, a palavra nas suas muitas facetas.

Cuidar do que se fala é educar o Espírito, é conquistar melhor grau de evolução.