sábado, 28 de janeiro de 2012

Superioridade


      O que é superioridade espiritual?: “Quem quiser ser maior no reino dos Céus, seja aquele que serve...”

        
        Existe dificuldade para se entender o gesto que Jesus demonstrou lavando os pés dos apóstolos; significativamente se fez como o menor, pois somente os mais desclassificados daquela sociedade, os escravos, se davam a tarefa de lavar pés.

         Conquanto o gesto demonstre materialmente o que se queria ensinar era o exercício espiritual de humildade, a alma desprendida dos paradigmas canhestros do homem da Terra.  

          O gesto de servir em qualquer situação, mesmo naquela considerada menor, demonstra que o Espírito está livre das peias preconceituosas, tem clarificado as suas condições morais, seu intelecto é brilhante, sua lucidez não encontra barreiras.

“Conhecereis a verdade e ela vos libertará”, é Jesus indicando o caminho, no entanto, o homem perpetua-se preso às letras, preferindo decorar versículos, metodicamente, quando é no entendimento espiritual, que transcende o próprio “ser”, onde está a liberdade. 

           Já foi ensinado pela espiritualidade que: “existem mais pessoas presas nas suas próprias grades emocionais: preconceituosas, orgulhosas e egoístas, que os condenados nas prisões oficiais”. 

         É preciso que o grilhão absurdo de si mesmo se arrebente, se a vontade não consegue, as próprias forças Divinas existentes no cerne da alma o farão, como um parto demorado e de muitas dores.

         A teimosia, o medo da mudança, a falta de coragem para a busca em si mesmo, abafa a planta maravilhosa que quer desenvolver-se na própria alma, por isso o homem num artifício de fugir de si mesmo busca todo tipo de distração fora do seu contexto espiritual, para não perceber-se e iludir-se voluntariamente.

         As escamas, como em Saulo de Tarso -- o São Paulo --, elas existiam somente nos olhos, em nós outros as temos em todos os sentidos espirituais.

Não deixemos os fatores mundanos nos anular espiritualmente, poderemos andar mais depressa e com menos sofrimento. Certo é que o erro e as experiências infelizes também ensinam, mas há o resgate e a provação de que o mal exercitado não retornará, o que exige sacrifícios e dores dispensáveis.

Jesus promete que aliviaria os sofredores, pois que sua condição é simples, é apenas o exercício do amor e da caridade, tudo o mais estará resolvido. 

Dorival da Silva