sábado, 2 de junho de 2012

Você acha que alguém resolverá seus problemas?


Ainda existe muita ilusão, a ausência de amadurecimento espiritual das pessoas levam-nas a pensar que a solução de seus problemas é por conta dos outros; se tornou hábito achar que os outros são os culpados pelas tristezas e tudo mais que não deu o resultado almejado, mesmo que sonhos impraticáveis.

É a transferência de responsabilidade para os ombros alheios, falta de maturidade, que apresenta a resposta em breve tempo, pelo mal-estar que provoca, com a frustração do que não foi alcançado, causando irritação, mágoa, perturbação emocional e tudo o mais que pode decorrer do desequilíbrio emocional.

Isso é decorrência do estado de infantilidade que se vive, ainda não está desenvolvido o senso de responsabilidade, não se entendeu que o indivíduo tem vida autônoma, que precisa realizar concretamente suas obrigações, buscar aprimoramento para sua inteligência e sentimento, arrefecendo o seu egoísmo reinante desde os primeiros passos da reencarnação.

São Francisco de Assis recita: “Pois é dando, que se recebe.”; demonstrando, assim, quanto é diferente uma visão espiritual superior, que não pretende nunca a transferência de obrigação a outrem.  Ninguém pode ser feliz com a realização dos outros, pode-se até ter algum momento de entusiasmo com a vitória realizado pelos que nos cercam e ou até dos que estão à distância. A felicidade somente instala naquele que se esforça para realizar o bem, aplicando suas energias e suas emoções, superando dificuldades, sentindo-se com o dever cumprido – o coração está suave e a mente calma.

Jesus ensina: “ajuda-te a ti mesmo, que o céu te ajudará” (1), o que leva a entender que sem ação, esforço, conquista -- aquisição moral, principalmente -- o objetivo primordial da vida no corpo físico não será alcançado, permanece-se num círculo vicioso. A mensagem de Jesus tem por finalidade levar as pessoas à interação com a essência da vida, que a alma encarnada é edifício em construção, mas uma edificação espiritual, sendo que a individualidade precisa iluminar-se com as virtudes, utilizando todos os recursos disponibilizados na escola terrena, através do corpo carnal, que serve de ferramenta excelente.  

Frequentemente nas mídias noticiam fatos dos mais escabrosos: crimes, comportamentos desvairados, exibicionismos, exposições sensualistas, depauperamentos morais trazidos a público sem nenhum pudor – total desrespeito ao próprio incauto e aos que recebem os noticiários, proporcionando mau exemplo e assumindo responsabilidades por tudo que advier de tais inconsequências nocivas a Humanidade. Nenhum til passa sem registro pela Lei Divina, da mesma forma que toda desarmonia na casa do Pai levará o responsável ao esforço para equilibrá-la novamente, na parte que lhe cabe, através da expiação e da prova de que aprendeu respeitar a Deus. 

Apenas deixar de fazer o mal não é suficiente, é preciso fazer o bem, porque tudo o que decorrer da omissão trará consequência correspondente (2) – cabendo o ajuste por quem de direito; assim ensinam os Espíritos orientadores da Doutrina Espírita. 

Em vista de tudo isso, deve-se entender que não adianta transferir obrigações para os outros, para os governos, para os pais, para o professor; cada qual é senhor de si mesmo, em primeiro lugar; lúcido não se torna peso para a comunidade onde vive e oferecendo-se, com seus valores, em favor dos que precisam desenvolve as suas próprias virtudes, tornando-se combustível da própria iluminação espiritual, que traz paz e felicidade reais.

(1)   – S. Mateus, VII: 7 a 11)
(2)   – “O Livro dos Espíritos”, questão 642, Allan Kardec, FEB.

Dorival da Silva