quinta-feira, 2 de abril de 2020

Aprendendo com os erros alheios


Aprendendo com os erros alheios

Quanta importância seria atribuída à existência planetária, se os indivíduos aprendessem a tratar a vida carnal com o carinho, o respeito e a seriedade que ela merece, sem embargo!

Tristemente, vive-se na Terra de maneira displicente, transformando a vida num jogo de azar. Pode-se perder, pode-se ganhar, sem que se valorize uma ou outra coisa. Se se ganhar, haverá momentânea alegria e o consumir-se em novo jogo. Se se perder, todo o contexto da vida será praguejado, como se a culpa da perda fosse da vida em si mesma e não da incúria ou do desmazelo do ser encarnado.

Estagia-se, de modo geral, no campo físico, dos matizes do comentário ácido à calúnia grosseira; do aperitivo simples à embriaguez desoladora; do tabaco incômodo ao psicoterápico pesado e devastador; do anedotário picante à prostituição do sexo; da irritação costumeira aos crimes hediondos, tudo na busca da excitação dos sentidos neurológicos que respondem, em tais casos, pelo espírito mal dirigido em seu livre-arbítrio.

Não padece dúvida de que, ao desencarnar, as situações psicológicas criadas pela alma permanecerão a impulsioná-la, sejam nobres e positivas, sejam inferiores e desarmonizadoras.

Não é de estranhar-se que os médiuns encontrem tantos desencarnados que guardam as sensações que alimentam enquanto estiveram encarnados. Não é de estranhar-se que muitos desencarnados em estado de exacerbação de desejos, os mesmos que mantiveram na vigência do soma, agreguem-se a encanados de mesma inclinações e gostos, a fim de lhes explorar o sistema nervosos, extraindo os gozos que a ausência do corpo físico já não lhes deixa experimentar.

Diante de tais irmãos do Além, que relaxaram a própria educação, quando podiam tê-la incrementado, usa de paciência, de compreensão fraternal e de vigilância. Procura verificar se o deles não é também o teu tormento ou o teu desafio a vencer. E, enquanto os ajustes, servidor da mediunidade que és, valoriza teu tempo na Terra e assimila as luzes que o Espiritismo projeta sobre ti e sobre o seu labor realizado com devotamento e responsabilidade, para que alcances paz e alegria na estrada evolutiva em que te moves.

Página extraída da obra: Em Serviço Mediúnico, capítulo 11,  pelo Espírito Hans Swigg, psicografado pelo médium Raul Teixeira, Editora Frater.

Nosso registro: Soma (corpo, organismo físico)

* * *

Anotamos:  Chama-nos a atenção no período do texto em que negritamos, onde realça a seguinte informação: “Não é de estranhar-se que os médiuns encontrem tantos desencarnados que guardam as sensações que alimentam enquanto estiveram encarnados.”  

É importante estarmos todos cientes que os desejos, hábitos, comportamentos enquanto estamos no corpo físico devem ser comedidos, no limite do necessário; sendo que aqueles que podem levar à viciação degradante não deverão nem mesmo ser cogitados, considerando que após a morte do corpo, ingressaremos no campo espiritual numa frequência vibratória correspondente ao estado espiritual cultivado no dia a dia da vida material, porque quando “desencarnados (que) guardam as sensações que alimentam enquanto estiveram encarnados.”

Todos somos espíritos, independentemente da fé que professamos, da cultura que detemos, do nível social em que vivemos.  Cada um se situará na sua faixa vibratória própria, encontrará com muitos que estão numa situação muito parecida, muito próxima, constituindo o ambiente, a atmosfera correspondente ao interesse dominante. Se os que assim se encontram são equilibrados a atmosfera corresponde ao equilíbrio, se desarmônicos equivalerá à desarmonia.

A paz e a felicidade são construídas no dia a dia, mesmo que tenhamos no corpo físico dificuldades, dores, doenças que incomodem por logo tempo; ainda que soframos ingratidão, intolerância, agressões; o que importa é o estado intimo da alma, mesmo que o corpo termine a sua jornada em frangalhos.

Luxo excessivo, vaidade exacerbada, sensualismo, desleixo verbal, pensamentos doentios, inveja, falsidade, desrespeito a si e a outrem, deslealdade, traição, viciações etc. são venenos da alma, são causas de tormentos nesta vida e muito mais depois desta vida. 

É bom estarmos atentos à mensagem de Jesus: Vigiai e orai, (...). (Mateus, 26:41)   
                       
                                    Dorival da Silva