sexta-feira, 27 de julho de 2012

Céu ou Inferno!?



Quais as consequências de se admitir a existência da alma e sua individualidade após a morte? 1º) Que a sua natureza é diferente da corpórea, pois ao separar-se do corpo ela não conserva as propriedades materiais; 2º) Que ela possui consciência própria, pois lhe atribuímos a capacidade de ser feliz ou sofredora, e que tem de ser assim, pois do contrário ela seria um ser inerte e de nada nos valeria a sua existência.(1)

O corpo físico, cessada a vida orgânica morre, entrando num estado de disjunção molecular devolve seus elementos químicos ao estado primitivo de elementos simples, estes irão formar outros organismos pelos processos da Natureza, sejam: vegetais, animais, inclusive de estruturas humanas.

A alma era a vida do corpo que morreu, portanto morre apenas o equipamento orgânico que lhe servia para manifestação na vida física, compunha um individuo, que se integrava a uma família, à sociedade e a coletividade mundial.

Após deixar a indumentária de carne, a alma não se desintegra, não desaparece; passado o momento de readequação à dimensão vibratória que lhe é própria, dado o seu estado evolutivo, dará sequência à sua vida, como alguém que tenha chegado de viagem mais ou menos longa, pois a vida real é a espiritual; aqui é apenas como ir a uma escola de aperfeiçoamento, de reajuste, de conquista de novos saberes.

(...) as almas, em vez de penarem ou gozarem em determinado lugar, carregam em seu íntimo, a felicidade ou a desgraça, pois a sorte de cada uma depende de sua condição moral, e que a reunião das almas boas e afins é um motivo de felicidade, (...).” (2).  Neste registro  Allan Kardec deixa por terra a idéia de um inferno e um céu localizados, geográficos, o que a própria ciência acadêmica, a Geologia e a Astronomia – que já devassaram as profundidades do Planeta e esquadrinharam sua atmosfera, nada encontrando nesse sentido --, vez que as questões da alma foge totalmente das referências materiais, no que diz respeito à sua felicidade ou infelicidade, porque se dão na sua intimidade, é um estado de foro íntimo, e de consciência, portanto, espiritual.

Agrupamento de pessoas equilibradas e felizes gera uma psicosfera própria que corresponde à soma das vibrações dos seus integrantes; como aquelas desequilibradas geram uma psicosfera desarmoniosa e até deletéria. As vibrações são espirituais, equivalentes ao estado moral da alma (estado evolutivo), tanto no corpo físico como fora dele. Quando a alma deixa o corpo, pela sua morte, vai se localizar em faixa espiritual de acordo com essas vibrações, por afinidade, vez que os similares em gosto, hábitos e qualidades se juntam por atração natural.

A Doutrina Espírita nos ensina que essa escala evolutiva ou faixas vibracionais são infinitas, não existindo delimitador fixo, onde termina uma e começa outra, mas sim como um matiz entre uma e outra, sendo que a alma pode mudar sua condição pelas deliberações que toma para seu melhoramento em qualquer momento, sendo que a evolução do ser espiritual ocorre  tanto no corpo físico como fora dele.
(1 e 2) - Allan Kardec, O Livro dos Médiuns, 1ª parte, capítulo 1, item 2.

Dorival da Silva