quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Influência Espiritual, Obsessão Simples, Fascinação, Subjugação e Possessão



                O admirável orador e estudioso espírita Doutor Alberto Almeida faz uma importante diferenciação entre a influência espiritual e a obsessão simples propriamente dita.

Segundo Doutor Alberto Almeida, a influência espiritual é o contato fluídico negativo ou a presença espiritual de entidade sofredora, perturbada e perturbadora, que ocorre com frequência em nosso dia-a-dia em contatos sociais e tarefas diárias. Tal influência básica costuma durar, por exemplo, 5, 6, ou 12 horas. É causada, por exemplo, por um encontro inesperado com um amigo que sofre algumas influências espirituais negativas e não está muito bem espiritualmente ou pela visita a uma banca de jornal que não está com uma psicosfera elevada. É possível, inclusive, sentir o impacto físico destas influências, através, por exemplo, de dores de cabeça e bocejos, entre outros sintomas, se tivermos um mínimo de sensibilidade mediúnica.

Desta forma, a influência mediúnica básica tende a ser mais facilmente controlada por todos aqueles que cultivam a oração, a leitura evangélica diária, o evangelho no lar, a frequência à casa espírita (ou a uma casa de oração que apresenta uma mensagem de significativo valor espiritual), etc. Os centros espíritas têm barreiras vibratórias, que são mais ou menos intensas e rigorosas em seu processo seletivo de Espíritos ingressantes, dependendo da qualidade espiritual e do mérito do trabalho espírita do grupo ali reunido. Assim, Espíritos que estão “acompanhando” companheiros que chegam para uma reunião pública no centro espírita, por exemplo, podem ser afastados, frequentemente, logo na chegada destes irmãos ao centro. E se, por qualquer motivo, for permitido que ele entre na casa para acompanhar a reunião, provavelmente será orientado e a influência será eliminada.

O caso da obsessão simples é mais complexo, pois seja pelos vícios em comum, pelo desejo de vingança ou pela afinidade vibratória, associados sempre a um vazio existencial e/ou monoideia, o Espírito já gerou um acoplamento perispírito-a-perispírito de alta intensidade de aderência fluídica, tornando-se difícil, portanto, de ser erradicado. Essa simbiose espiritual mais profundamente instalada, usualmente, requer um tratamento espiritual assíduo e bem mais longo do que uma, duas ou três reuniões, as quais, em alguns casos, são suficientes para a eliminação da influência espiritual básica. Na obsessão simples, muitas vezes faz-se necessário uma série de medidas, tais como o reconhecimento do problema, uma mudança consistente de atitudes morais, esforço diário no evangelho no lar, transformação moral de toda a família, entre outros.

A fascinação é quando o obsediado não se reconhece como tal. Acredita-se iluminado. Crê que suas ideias estão sempre corretas. Muitas vezes pensa que só ele está certo e que todos os outros estão completamente errados em variados assuntos. Está, usualmente, associada ao orgulho e/ou à vaidade de variadas nuances, com especial destaque para a vaidade intelectual, muitas vezes envolvendo a área religiosa. De fato, frequentemente, a fascinado admite que somente Espíritos de escol o influenciem. É um caso muito complicado para ser tratado, pois todos aqueles que tentam “abrir” os olhos do fascinado são considerados por este como pessoas ignorantes ou como os verdadeiros obsediados. Foi considerada por Allan Kardec como sendo mais difícil de ser tratada do que as mais graves subjugações, pois o fato de se reconhecer doente e necessitado de ajuda espiritual é fundamental para a resolução do problema. No caso do fascinado, ele se considera um gênio (portanto, muito mais inteligente do que os outros) e/ou grande missionário e/ou verdadeiro mentor espiritual encarnado. Não é trivial, portanto, identificar seus pontos negativos para tentar melhorá-los já que, para o fascinado, esses aspectos negativos não existem.

Os casos de subjugação constituem casos muito graves de obsessão, os quais frequentemente geram consequências físicas facilmente identificáveis. O domínio do Espírito obsessor sobre os pensamentos, sentimentos, falas e ações do obsediado é explícito e mesmo quem não tem conhecimento doutrinário pode admitir a hipótese de causa espiritual em função da extravagância dos fenômenos.  Tais casos podem gerar a chamada “transfiguração”, ou seja, uma mudança da expressão facial do encarnado (obsediado), tamanha é a intensidade do acoplamento perispírito-a-perispírito. O tratamento destes casos normalmente é muito lento e gradual exigindo grande paciência do enfermo, da família e dos trabalhadores da casa espírita.

Possessão foi uma palavra que Allan Kardec rejeitou no início da Codificação. Essa rejeição tinha dois motivos principais. O primeiro é que tal termo estava muito associado às crenças de possessão demoníaca e como o Espiritismo não aceita a existência do chamado “Demônio”, poderia ser um conceito muito deturpado e negativo, do ponto de vista didático, em relação ao objetivo de divulgação dos verdadeiros postulados doutrinários. O segundo é que Kardec considerava que nunca um Espírito poderia “possuir” totalmente o corpo de outra pessoa, por mais que a influenciasse intensamente. Desta forma, o termo novamente sugeria um significado diferente do que acontecia realmente. Entretanto, já nos últimos livros da Codificação, Kardec percebe que existiam alguns casos de subjugação tão graves, tão intensos, nos quais o Espírito encarnado (o “dono” do corpo) era quase que completamente deslocado do corpo (desdobramento parcial da consciência), que ficava sob um domínio de grandes proporções do(s) obsessor(es). Este tipo de obsessão impressionou de tal maneira o Codificador e, de certa forma, mostrou-se tão mais grave do que as subjugações (que já são muito graves!), que Allan Kardec passa a utilizar o termo para os casos mais intensos de subjugação, nos quais as consequências espirituais, perispirituais e físicas são extremamente nocivas para o obsediado. É claro que o tratamento destes enfermos é tarefa altamente complexa, requisitando grupos amadurecidos doutrinária e espiritualmente para que os mesmos consigam conduzir a bom termo tratamentos frequentemente de longo e longuíssimo prazo.

Leonardo Marmo Moreira