domingo, 19 de fevereiro de 2012

Vida

A vida floresce sob tantas formas simples ou complexas. Vida é vida! Tem uma única fonte: Deus. 

Daí depreende-se que tem finalidade de ordem Divina. Está atrelada ao deotropismo, consciente ou inconscientemente segue para o Criador. 

A vida humana é um estágio mais avançado, tem inteligência, sentimento, consciência. Vida que carrega em si a sua história, demonstrando os degraus alçados de evolução. Nessa trajetória, onde as individualidades caminham juntas, pois a humanidade é composta da massa populacional dinâmica, em virtude das vivências de cada uma. Sabendo-se da existência dos estágios evolutivos, sendo que uma aprende com a outra, num processo para atendimentos às peculiaridades materiais e espirituais.

Como todas foram criadas simples e ignorantes, deverão conquistar inteligência e virtude em graus tais que se aproximariam muito do Criador, o que se dará nos futuros milhões de anos, de acordo com os esforços de cada uma, fazendo o caminho de retorno à origem, que é Deus, enriquecidas de valores morais. Isso sem perder a simplicidade, que agora com sabedoria, é iluminada. 

A vida é para ser vivida de forma justa e coerente, com o propósito de realidade espiritual. Fora isto o estado evolutivo estará estacionado na sua verticalização espiritual ou apenas estará em crescimento horizontal, em que imperam as questões materiais. O objetivo precisa ser atingido, em benefício da própria individualidade, que, apesar de não fugir ao desenvolvimento na horizontalidade, tem que desenvolver-se com melhor ênfase na verticalidade -- onde floresce o senso moral e espiritual, que exige esforços bem maiores --, pois que leva a individualidade ao altruísmo, um modo de esquecimento de si mesma. 

Esse esquecimento que é simbólico, pois sua atenção está voltada para a universalidade de sua atuação no Mundo, afinizando-se conscientemente as leis de Deus, como Jesus disse: “Eu e o Pai somos um...”; inexiste o desaparecimento da individualidade, mas a interação cooperativa nas ações em função do todo. Os interesses já não são particulares, egoístas, mas universais: “O Pai faz nascer o seu Sol e cair a sua chuva sobre justos e injustos...” A vida é para ser vivida com sabedoria... 

Dorival da Silva