quinta-feira, 4 de maio de 2017

O capacete

O capacete

“Tomai também o capacete da salvação” - Paulo. (Efésios, 6:17.)
Se é justa a salvaguarda de membros importantes do corpo, com muito mais propriedade é imprescindível defender a cabeça, nos momentos de luta.
Aliás, é razoável considerar que os braços e as pernas nem sempre são requisitados a maiores dispêndios de energia.
A cabeça, porém, não descansa.
A sede do pensamento é um viveiro de trabalho incessante.
Necessário se faz resguardá-la, defendê-la.
Nos movimentos bélicos, o soldado preserva-a, através de recursos especiais.
Na luta diária mantida pelo discípulo de Jesus, igualmente não podemos esquecer o conselho do apóstolo aos gentios.
É indispensável que todo aprendiz do Evangelho tome o capacete da salvação, simbolizado na cobertura mental de ideias sólidas e atitudes cristãs, estruturadas nas concepções do bem, da confiança e do otimismo sincero.
Teçamos, pois, o nosso capacete espiritual com os fios da coragem inquebrantável, da fé pura e do espírito de serviço. De posse dele enfrentaremos qualquer combate moral de grandes proporções.
Nenhum discípulo da Boa Nova olvide a sua condição de lutador.
As forças contrárias ao bem, meu amigo, alvejar-te-ão o mundo íntimo, através de todos os flancos. Defende a tua moradia interior. Examina o revestimento defensivo que vens usando, em matéria de desejos e crenças, de propósitos e ideias, para que os projéteis da maldade não te alcancem por dentro.

Conteúdo extraído da obra: Vinha de Luz, ditada pelo Espírito Emmanuel, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier, capítulo 140, ano 1951.

____________________________________________________________


Reflexão: A mensagem acima inspirada na anotação de Paulo, o apóstolo dos Gentios, “Tomai também o capacete da salvação”, leva-nos a entender a grandiosidade do alerta de Emmanuel, quanto a “defesa da moradia interior”“Todos os flancos” por onde poderemos ser atingidos somente existirão de acordo com a nossa permissão, se fraquejarmos diante das vicissitudes que a trajetória pela vida no corpo enseja. A resistência é um estado moral lúcido que deveremos construir a nosso favor. É para isto que o Evangelho de Jesus está disponível no Mundo.

   “Teçamos, pois, o nosso capacete espiritual com os fios da coragem inquebrantável, da fé pura e do espírito de serviço. De posse dele enfrentaremos qualquer combate moral de grandes proporções.”

Esse recurso de defesa é íntimo, portanto, individual, depende do estado de entendimento próprio. É trabalho intenso de reflexão sobre o resultado de nossas atitudes. A única ferramenta capaz de acessar o fulcro de atitude infeliz é o pensamento através da reflexão, daquilo que conhecemos de nós, por isso a necessidade do autoconhecimento. Corrigido esse polo irradiador é nossa melhor defesa sobre esse ponto moral, porque não encontraremos ressonância de mesma qualidade no ambiente de convivência que mais nos contaminaria, em conta a similitude.  
        
         “Examina o revestimento defensivo que vens usando, em matéria de desejos e crenças, de propósitos e ideias, para que os projéteis da maldade não te alcancem por dentro.”

O que se origina em nossa intimidade, o que alimentamos, o que buscamos na nossa vida? Fortalecemo-nos com esses recursos, defendendo-nos com os propósitos e ideias no bem, ou aceitamos as influências do meio, do que está fora, indo ao encontro do que não convém ao nosso interesse moral?

Somente seremos atingidos por investidas negativas se frequentarmos a mesma faixa vibratória, para isso precisaremos estar desejando, pensando e comprazendo com as mesmas coisas. Muitas vezes ocorre por nossa invigilância.  Tornamo-nos presas dóceis, por que estamos iludidos, somamos com o mal até que a dor consiga nos despertar. Dessa forma, o mal não nos atacou, o convidamos. Não estávamos preparados para a defesa, não havíamos construído um arsenal moral, embasado no conhecimento, na vivência do bem, na reflexão profunda sobre a vida.

“Tomai também o capacete da salvação”, da nossa malignidade. Somente nós poderemos adoecer a nossa alma e da mesma forma curá-la. A salvação é a alma sadia e sábia. Assim é o grande projeto de Jesus, que o anunciou, e compromissou-se com o Criador de que: “das ovelhas que o Pai lhe confiou nenhuma se perderá¹. Jesus trabalha incansavelmente, arregimentando os recursos possíveis à nossa condição, através da grande falange de benfeitores que sob suas orientações conduz a Humanidade da Terra, àquela que se arrasta ao peso da materialidade, para que desperte do pesadelo que ela mesma se impôs. Ele não poderá fazer a parte que nos compete no nosso progresso espiritual, respeita o livre-arbítrio.

“A cada um segundo as suas obras”.

¹Obra: Caminho, Verdade e Vida, capítulo. 2, Emmanuel, psicografia: Francisco Cândido Xavier.


                                                       Dorival da Silva