terça-feira, 5 de outubro de 2021

Esperança e Vida Nova

                                               Esperança e Vida Nova 

Nos quase dois anos do início da pandemia da COVID-19, muita preocupação, medos, inseguranças, mortes em grande escala pelo Mundo; o desemprego, a fome, o desalojamento de famílias sem recursos. Em conta o adoecimento de muitas pessoas num curto período, levou-se ao colapso o atendimento da saúde em várias partes do Planeta, com o perecimento de muitas pessoas sem assistência médico-hospitalar, proporcionando desespero das famílias e pânico geral.  

Em diversos Países,  percebeu-se a dificuldade dos gestores públicos em lidar com a crise pandêmica que assolou como uma avalanche repentina, expondo as fragilidades no atendendimento às emergências sociais. Depois,  vieram  a segunda, a terceira ondas do mesmo mal, confirmando a incapacidade de combater o inimigo invisível. Exércitos, aviões supersônicos, armas de longo alcance...  nada disso serviu.   

Apenas a inteligência, os esforços enormes dos estudiosos e pesquisadores, através dos Institutos de Ciências, apresentaram as armas capazes ao enfrentamento do mal que aniquilava milhões de seres humanos pelo Planeta. A vacina surgida, ainda sem a comprovação de sua eficácia, trouxe batalhas dentro nos governos e entre Nações, expressaram as questões ideológicas, sugiram os altruístas, os egoístas, não faltaram as evidências de corrupções -- as mais esdrúxulas que se pode imaginar.  

As misérias humanas foram expostas, o cinismo, destacando o estado egoísta dos poderes instituídos que deveriam atender à urgência da saúde pública, suas necessidades inadiáveis como a fome, a dor, a falta de leitos hospitalares e do oxigênio para aqueles que urgentemente precisavam ser entubados -- a única possibilidade de sobrevivência. Além das demais carências sociais, preferiu-se o imediatismo de vantagens, oportunismo político, a indiferença com a dor do próximo.  

Ressalvadas as exceções, pois, existiram Governos e Países que souberam conduzir com habilidade os recursos escassos para o enfrentamento do mal de tal monta, reduzindo as consequências negativas que assolavam suas sociedades.  

No Mundo se contam quatro e meio milhões de pessoas que sucumbiram a COVID-19, o Brasil está bem próximo de seiscentos mil falecimentos por essa causa.  

A vacina, pelo menos no Brasil, está sendo distribuída gradualmente em todos os seus recantos, imunizando a população, e até mesmo disponibilizando uma terceira dose, o reforço vacinal, para certos grupos etários ou 'comorbidades'. 

E tudo o que se sucedeu até esse ponto, para que serve, considerando que todos somos seres espirituais, tanto os que morreram pela COVID e nós que até agora nos mantemos de pé, lidando com o emaranhado de normas, decretos, que se alteram de momento em momento, num caldo social com entendimentos ou desentendimentos e mesmo intenções ideológicas sabotadoras do que se tem por mais adequado conforme as orientações da Organização das Nações Unidas. 

No Mundo vive-se período especial e transformador do estado caótico existente, o que se inicia na segunda parte do século XIX, passando pelo século XX e ganha velocidade nesses dias que correm.  

São Chegados os Novos Tempos, capítulo XVIII, da obra: A Gênese, que Allan Kardec publicou em janeiro de 1868, no item A Geração Nova, registra: "-- Para que na Terra sejam felizes os homens, preciso é que somente a povoem Espíritos bons, encanados e desencarnados, que somente ao bem se dediquem. Havendo chegado o tempo, grande emigração se verifica dos que a habitam: a dos que praticam o mal pelo mal, ainda não tocados pelo sentimento do bem, os quais, já não sendo dignos do planeta transformado, serão excluídos, porque, senão, lhe ocasionariam de novo perturbação e confusão e constituiriam obstáculo ao progresso. Irão expiar o endurecimento de seus corações, uns em mundos inferiores, outros em raças terrestres ainda atrasadas, equivalentes a mundos daquela ordem, aos quais levarão os conhecimentos que hajam adquirido, tendo por missão fazê-las avançar. Substitui-los-ão Espíritos melhores, que farão reinem em seu seio a justiça, a paz e a fraternidade.".  

Necessário é que ocorra o desenvolvimento do ser humano em todos os sentidos, considerando que é preciso saber que a população da Terra não é somente os que estão vivos, mas também os que morreram, porque, como seres espirituais, todos estão vivos; o ser pensante continua a existir, estando num corpo ou sem ele, o ser inteligente é a alma, que tem um corpo, após deixá-lo continua vivendo normalmente no campo espiritual, com seus valores intelectuais e morais.  

O ambiente de uma residência corresponde aos que ali moram, considerando como vivem, seus comportamentos e hábitos, como pensam, como agem e reagem às necessidades da vida, o relacionamento familiar, o respeito de uns para com os outros, ou não. Cada indivíduo tem uma ambiência vibratória particular que corresponde a como pensa e suas intenções, que compõe com os outros que vivem sob o mesmo teto, ou caso destoe do padrão ressente a falta de afinidade, gerando os embates e consequências várias.  Em se tratando do Planeta, é a mesma coisa, mas em aspecto amplo, a sua psicosfera é a mescla da ambiência vibratória de cada indivíduo e dos grupos afins da população, aqueles que são belicosos, atormentadores, imorais, irresponsáveis e indiferentes destoam e causam tumultos à vida regular.  

Cada indivíduo é um mundo próprio, que participa de um mundo coletivo, cada parte constribui com o que oferece de si; sendo que a maior parte busca a harmonia, a paz. Aqueles cujo comportamento diverge desse padrão causam tumulto ao todo, impedindo que o progresso aconteça; então, a Lei Natural, que rege o Universo, sendo a Lei de Afinidade, exerce suas prerrogativas.   

A Lei de Afinidade permite que os iguais se atraiam, então, a separação ocorre lentamente. As vibrações aglutinam-se pelas qualidades, em infinitas faixas de sintonia.  Aqueles indivíduos que, pelas suas vivências imorais, crimes e intenções nefastas, vão muito à porção negativa, distanciam dos que caminham pela moralidade, pelos valores do amor, da compaixão. Como 'Os mansos herdarão a Terra', os demais que se excluem por sua conta própria dessa herança, serão naturalmente atraídos para outro ambiente compatível com o seu estágio vibratório, o que poderá ser outro planeta de vibrações correspondentes.   Assim, devagar a Terra vai sendo limpa daqueles que fizeram por não a merecer, sendo que os que ficarem terão um ambiente compatível com o seu modo de ser. "A cada um segundo as suas obras." 

O que estamos registrando nesta página não apresenta nenhuma novidade, pois tudo consta dos Evangelhos de Jesus, dos Livros Sagrados da Bíblia e da Doutrina Espírita.  Essa doutrina vem avivar esses ensinamentos e nos propor a refletir sobre a nossa existência, oferecendo-nos numerosas informações sobre as necessidades da reencarnação,  as questões sobre a comunicabilidade com os Espíritos dos chamados mortos, através da mediunidade, e nos dá a certeza da continuidade da vida após o encerramento da etapa física. Ela também apresenta as consequências no outro mundo  das nossas vivências aqui no corpo.  

Dessa forma, com tudo que anotamos acima, não cabe dúvida sobre a limpeza que está ocorrendo no Planeta e, logo mais, quem merecer viverá num Planeta com atmosfera equilibrada e estado ambiental harmonioso, em função dos habitantes que permanecerão, porque também equilibrados e harmoniosos com os seus pensamentos e suas ações. Isso não se dará nesta nossa existência e ninguém diz a que tempo, pois depende dos esforços que a Humanidade imprimir para o progresso moral de cada um de seus membros, visando chegar até lá. Ainda, precisa-se considerar que o progresso se dá gradativamente, e as claridades do porvir almejado vão se ampliando com a evolução de todos os integrantes que compõem a população dos Espíritos que transitam na matéria e os que estejam no campo espiritual vinculados a Terra.  

A esperança nasce quando temos o olhar no futuro. A vida nova começa hoje!  

                                 Dorival da Silva