quinta-feira, 2 de maio de 2019

Jesus, o Cristo!


Jesus, o Cristo! 

Jesus, o Cristo, é um ser histórico e verdadeiro que dividiu as eras da humanidade em antes e depois de Cristo. Nos dias atuais, Ele tem sido ovacionado em diversos credos, relembrado nas circunstâncias mais dolorosas de sua trajetória e utilizado como justificativa para várias atitudes, algumas descabidas e outras justas. Ele foi inserido no marketing comercial para atender a vários interesses econômicos. No entanto, a essência de seu ensinamento, sua excelente proposição e o objetivo primordial de sua vinda ao mundo em um corpo de carne foram esquecidos. Para Ele mesmo, não havia necessidade de vir ao mundo, mas fez por altruísmo divino em favor de seus irmãos menores em evolução espiritual. 

O nome 'Jesus' não poderia ser mencionado sem que fosse considerado em circunstância de nobreza e elevação, em estudos sérios, em momentos específicos de reflexão sobre a vida, suas circunstâncias e objetivos, e no desenvolvimento e nutrição de uma fé com raciocínio e discernimento. Conforme ensina a Doutrina Espírita, Jesus é o Governador do Planeta Terra e trabalha para o desenvolvimento físico e espiritual de sua humanidade desde os planos iniciais para a sua existência. 

O que marcou a trajetória de Jesus para grade parte dos homens de sua época, e que perdura até os dias atuais, foram os chamados 'milagres'. Estes têm sido muito enfatizados no afã de prosélitos em muitos credos, com luxuosas construções faraônicas e espetáculos televisivos, acumulando capital e poder temporal, comprometendo as consciências tanto dos líderes quanto dos liderados. 

Aquilo que foi chamado de 'milagre' era uma ciência que não se conhecia no tempo de Jesus, pois Ele a estava revelando. Nos dias atuais, essa ciência ainda pouco conhecida, sendo compreendida apenas pela Doutrina Espírita, que é o Consolador prometido. Ensinada pelos Espíritos do Senhor,  que foram enviados no tempo apropriado, e consolidado por Allan Kardec, a Doutrina Espírita materializou os ensinamentos que tornam compreensíveis os fatos dAquele que veio salvar os Espíritos vinculados à Terra da materialidade, com a claridade de suas luzes. 

Jesus veio trazer a esperança para os espíritos que estão transitando pelas experiências da vida corpórea, necessárias à sua evolução nos aspectos intelectuais e morais, para que vençam as dificuldades que obtiveram em outras vidas. Essas dificuldades causaram-lhes as dores que ainda sofrem, os desconfortos morais, que resultaram em aleijões e doenças incontáveis, deficiências de toda ordem, tendo em conta o estado precário da alma, que viaja repetindo erros e alimentando vícios, chumbando o indivíduo num estado de sofrimento, que passa de uma vida para a outra. 

Nos dias que se correm, no período que se denomina “Semana Santa”, existe uma manifestação intensa, utilizando-se de teatralização dos últimos momentos da vida de Jesus, com grande ênfase na impressa, causando comoção em alguns, e nem tanto numa boa maioria. Passada a euforia do momento, os crédulos retornam ao seu estado espiritual anterior, não permanecendo alteração significativa na alma.   Embora o Senhor Jesus tenha demonstrado, em todos os momentos do martírio que lhe foi imposto, a conduta de um Espírito de Escol, que tudo sofria, compreendendo a miserabilidade espiritual de seus irmãos, que não tinham capacidade de perceber a sua grandiosidade. Condição que não mudou muito, transcorridos dois mil anos, vez que sua superioridade e finalidade ainda não se estabeleceram na intimidade da humanidade que se estorce na vida atual, apesar da elevada inteligência e da avançada ciência acadêmica, salvo as exceções. 

A tortura, o julgamento injusto, o açoite, o coroamento com espinhos, o suplício na cruz, não pertencem sob nenhum aspecto aos ensinamentos de Jesus. Apenas, foi o deboche da miserabilidade moral de um poder temporal que se demora passar, pois, se não tem a mesma ênfase material daquele momento, percorre o tempo sendo alimentado pela repetição das senas horripilantes a título de fé, que impedem os seguidores de buscarem a essência do ensinamento do Mestre, que leva a alma à paz e à felicidade. 

Jesus leciona: “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”–Mateus, 6:21. Assim, devemos nos ater ao que enobrece a alma. Em todas as circunstâncias da vida, precisamos escolher, decidir, empreender, construir, como espíritos que não morrem. No entanto, somos herdeiros de nós mesmos, em todos os tempos. A sublimação é o objetivo, porque nos tornará atemporais, pela grandeza intelectual e pureza moral. 

As bem-aventuranças recitadas por Jesus são as recompensas dos esforços de superação sobre as misérias humanas, aquelas que estabelecemos por nossa conta e aquelas que coletivamente implementamos. Por nos comprazermos nas próprias criações, as alimentamos repetindo-as, até que não mais as suportemos pelas dores que nos provoca. Isso desperta em nós a consciência, trazendo-nos a luz do entendimento de que somos responsáveis pela nossa salvação. Jesus é o Mestre que nos mostra o caminho e nos tange com os conhecimentos. 

Psicologicamente, é preciso tirar Jesus da cruz, pois não é isso que nos salva.  É preciso implementar os seus ensinamentos nas nossas vidas, o que não significa decorar os versículos dos Evangelhos, mas interiorizar o entendimento da mensagem, vivendo-as, sem pieguices, sem extremismos, sem fanatismos… Apenas viver de verdade, com a verdade. 

Dorival da Silva