quinta-feira, 20 de junho de 2013

Tempo de Coragem

Tempo de Coragem

Sempre houve a necessidade da coragem. Outrora a coragem era a valentia.  O indivíduo destemido. Que enfrentava feras, nas selvas. Ondas revoltas, no mar. Lutas sangrentas na defesa de divisas e direitos. E agora?!

Não precisamos nos defender de feras e nem de caçá-las. Não há motivo para enfrentar ondas a peito aberto. Lutas não se justificam mais.  De qual coragem precisamos?

Os embates agora são mais audaciosos.  Não é mais contra um inimigo que nos cerceia exteriormente. São lutas aferradas na intimidade de cada um, contra sua própria ferocidade.

Nos tempos transcorridos, séculos, a conquista era contra alguém, que pudesse impedir ou contrariar interesse.  Chegamos no tempo de nos conhecermos. É preciso coragem. Precisamos contrariar a nós mesmos. Modificar concepções, que nos dão acomodação emocional e nos emperram os passos evolutivos. Rompermos a nossa cristalização das mesmices. Possivelmente seremos chamados de insanos.

Os apontamentos de Jesus, como registraram os evangelistas, não são amostras contundentes de modificações das coisas estabelecidas? Não modificaram e continuam modificando a intimidade das gerações? Para àqueles que se dão ao trabalho de análise e reflexão, despojados de preconceitos? Deslindar-se de preconceitos arraigados é prova de coragem transformadora. Levando cada indivíduo ao autoencontro. O conhecer-se. Libertar-se.

A construção que permanecerá indestrutível ocorre na intimidade de cada um. É o bem imperecível. No entanto, é construção espiritual. Não atente aos interesses e demandas materialistas, consumistas.  Conquanto, necessite das ferramentas do campo material, para manutenção da vida física, laboratório experimentador. 

O rumo é a vida espiritual, depois de deixarmos a carcaça física na tumba. Não ficaremos aqui. Continuaremos sempre, somos o que somos em qualquer lugar e tempo. A entidade pensante, a essência espiritual, é infinita. O aformoseamento moral e intelectual é por conta de cada um. E essas conquistas jamais se perdem.

O edifício monumental do Espírito, obra própria, é o acumular de virtudes, sendo primazia a humildade. Base da maior das virtudes. A caridade. Onde se insere o amor em ação.

O tempo de coragem melhor é agora, se já temos consciência da realidade espiritual. Logo mais, será importante para quem despertar depois.

Corajosos! Não há justificativa para adiamento.

Coragem. Sigamos adiante.    


                                                                                         Dorival da Silva