quinta-feira, 26 de maio de 2016

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos 

No dia 18 de abril de 1857, foi publicado em Paris, pela Editora Dentu, na Galeria d’Orléans, no Palais Royal, O Livro dos Espíritos, de autoria de Allan Kardec, obra que deveria assinalar um novo período na cultura da civilização.
Constituído por perguntas apresentadas aos Espíritos pelo emérito Professor Rivail, que mais tarde adotou o pseudônimo de Allan Kardec, em homenagem a uma reencarnação que tivera no século I a.C. nas Gálias e as respectivas respostas dos mesmos.
Inúmeros comentários nele são feitos pelo ínclito Codificador que deu à doutrina de que a obra se constitui o nome de Espiritismo, definindo-o como uma ciência que estuda a origem, a natureza, o destino dos espíritos e as relações que existem com o mundo material, é composto por 1019 questões sobre história, antropologia, filosofia, psicologia, ética e moral, religião, defluentes das pesquisas em torno da imortalidade da alma.
Produzindo uma grande celeuma na época, o extraordinário livro que abarca ímpar proposta de filosofia comportamental e moral cristã restaura os ensinamentos de Jesus, atualizando-os à luz da ciência e das conquistas modernas do pensamento.
Utilizando criteriosa metodologia de investimento de investigação da mediunidade – foram consultados centenas de médiuns de diferentes países –, o Codificador, conforme se tornou conhecido, confirmou a promessa de Jesus, quando anunciara que enviaria o Consolador para restabelecer a verdade dos Seus ensinamentos e novas informações que, no Seu tempo, a sociedade não tinha como entender.
Hoje o Espiritismo espalha-se pelo mundo, especialmente pelo Brasil, com a finalidade de confirmar a sobrevivência do Espírito à consumpção física, explicando, através da reencarnação, a Justiça Divina e abrindo largos horizontes de esperança e plenitude para todos.
Comemorando o seu 159º aniversário há poucos dias, merece ser lido e estudado, a fim de que se possa explicar os atuais conflitos que aturdem a sociedade. 
 Divaldo Pereira Franco.
Artigo publicado no jornal A Tarde,
 coluna Opinião, em  21.4.2016.
Em 25.4.2016.