quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Libertar-se!

       O homem é inteligência e emoção, razão e sentimento, dependendo dos resultados da aplicação desses atributos origina-se a felicidade ou a infelicidade, tanto na presente vida, como na vida no plano espiritual. Relutar em buscar a harmonia, o equilíbrio, o conhecimento e a vivência justa é plantar dor para futura colheita de desespero, que permanecerão com o indivíduo até que expie e refaça a sua trajetória.

      Libertar-se quer dizer tornar-se melhor, dominar as tendências inferiores e substituí-las por pensamentos e atitudes nobres, transformadoras para o bem.

       Confunde-se liberdade com libertinagem, o que está muito em voga na sociedade, em parcela considerável, isto porque a liberdade tem correspondência com a responsabilidade. Quanto mais responsável, mais senhor de si, mais liberdade de ação, realizações de maior envergadura para si e à comunidade. A libertinagem é o exercício do egoísmo, busca irracional dos gozos primitivos, retorno às questões tribais de eras recuadas, onde o uso pelo uso, o gozo pelo gozo, desconsideração com os ingênuos ignorantes, na verdade é a perversão; traz consequências danosas de difícil solução, principalmente quando já se tem noção da precariedade moral dos atos ignominiosos: a sexolatria, a corrupção, os vícios voluntários -- pela busca do prazer incontido, gozos irrefreáveis --, trarão dores na mesma intensidade das forças despendidas para comprometimento da harmonia consciencial. 

       A entrega do indivíduo voluntariamente a essa barbárie, diante de tantas informações que as religiões têm apresentado incansavelmente trará, seguramente, desdobramento penoso, além das dificuldades no refazimento do caminho à clareza da alma.

      Quando no evangelho de Jesus ensina que se deve: “por as mãos na charrua e não olhar para trás...”, é para esquecer o homem velho, quer dizer: deixar os vícios, as concepções más, a selvageria, a corrupção moral, os crimes; devendo-se renovar-se, mesmo com as dificuldades para levar a vida, que certamente tem espinhos, pedrouços, trilhas escarpadas, abismos a serem vencidos, inimigos a espreitas, dores que parecem perpetuar. É o trajeto que o homem em renovação encontrará, àquele mesmo que plantou, por longos anos, décadas..., até que dos insuportáveis remorsos e conscientização das responsabilidades de seus atos e gozos irrefletidos não deixarão outro caminho, a não ser retomar o trecho prejudicado e limpá-lo com seus esforços, mesmo a custo de muita dor.

      Como ninguém, que sinceramente retoma trajetória de libertação está desamparado, surgem mãos amigas para auxiliar no bom ânimo, no encorajamento, na esperança, até a vitória final. 
  
         Libertar-se das mazelas que atrelam o homem a Terra, à materialidade, é tarefa constante, desde as pequenas coisas. Manter a inteligência e a consciência ativas, a disciplina na vida, respeito a si mesmo, ao próximo, educar-se cada vez mais, principalmente com base no evangelho de Jesus, que é a regra do bem viver – sem extremismo e sem fanatismo. O Evangelho bem compreendido é libertador de consciência. 

   A felicidade é o objetivo da vida, mas exige responsabilidade, esforços no bem, harmonia com a lei Divina, que passa pela vivência do amor desinteressado ou, seja, o amor-altruístico.

Dorival da Silva