sábado, 17 de janeiro de 2015

O tempo agora...


O tempo agora...

O tempo que se transcorre é bom ou é ruim? Para todas as pessoas, ou...? Parecem indagações sem nexo. Conquanto a dualidade, vive-se às duas sensações.  Nem tudo é só bom, nem tudo é só ruim! Porque dentro desse caldo situacional existe um ser pensante, que altera com a sua disposição, o sentimento e a percepção.

Quem tem o entendimento de que este momento é de aprendizado ou de reajuste do que não estava bem estabelecido e vislumbra que depois tudo ficará melhor, então, se tem uma visão de futuro, o bom e o ruim são apenas estados transitórios que não permanecerão. É a consciência da mutabilidade. Nada é estático neste Mundo. O que é bom agora poderá ser visto de outra maneira em outro momento. E assim com o que é ruim. 

A maturidade modifica a valorização das coisas e dos fatos.  É observável para quem faz reflexões da própria vida. Todo indivíduo tem uma trajetória própria, perpassou por inúmeras circunstâncias boas e ruins, nas perspectivas daqueles momentos, que nas reflexões da maturidade, muitas que pareciam boas e foram defendidas com intensidade, se mostram que eram equívocos, apenas frutos da ignorância ou da vaidade. Outras que nas ocasiões que se deram eram ruins, também eram apenas uma questão do foco dos interesses, eram as percepções daquele momento, porque ignorava ou o orgulho não permitia se curvasse. 

As dissonâncias dos sentimentos são os exercícios da construção do edifício intelectual e moral, sendo o progresso um fatalismo, mostrando um rumo, sem erro, é o futuro. É o depois, o amanhã, a próxima década... Já não é o agora.  Esse agora é um instante, já não existe mais... Passou àquele, agora é outro... “Tudo passa...” Tanto as dores como as alegrias passam.  O que fica é um novo estado de alma. É bom ou é ruim, depende da escolha. Da agregação de valores. Se há uma soma harmônica é certo que há paz. Se o tumulto impera, tanto “o agora”, como “o depois” aguardarão a reflexão.

                                                                                    Dorival da Silva