sábado, 7 de abril de 2012

VIDA VIRTUAL


Todos estão apressados, tudo acontece num átimo. As decisões são repentinas, avançar, cancelar, transmitir, informar e ser informado, tudo à velocidade do relâmpago. Ótimo! É a modernidade, a inteligência avançada do homem. São as satisfações e as frustrações instantâneas. Produz-se mais, com mais facilidade, com menos tempo. O quê se faz com o tempo excedente pelas facilidades? Será que vem sendo utilizado com utilidade? Pelo que se denota em grande parte é utilizado com bagatelas, que se não existisse não alteraria a vida. A tecnologia é recurso por demais importante e fluiu dos Planos Maiores da Vida para ajudar o homem imprimir mais condições evolutivas tanto no mecanismo de suas atribuições materiais, como e, principalmente, realçar suas condições evolutivas espirituais.

Somente a ampliação do modus tecnológico não proporciona a felicidade do Ser, embora a habilidade seja exercício do Espírito. O que proporciona a melhoria da condição espiritual e leva o Ser à felicidade são as suas iniciativas de aprimoramento do fator moral. Lucidez é exercício de atitudes nobres. A percepção dos atributos positivos e negativos, os primeiros para que sejam cultivados, os segundos para serem corrigidos com a tolerância e os esforços para o entendimento daqueles que nos cercam com as imensas pendências morais.

Diante de tantas sinalizações proporcionadas pelos responsáveis pela condução evolutiva da população espiritual do Planeta, é irresponsabilidade do homem desleixar-se na condução de sua espiritualização. Independentemente de credo religioso, a realidade espiritual está evidenciada nos mais diversos segmentos sociais, observa-se nas ciências ordinárias, nas artes, na filosofia. O que se espera é que reflexione sobre as evidências. O homem já tem a inteligência bem desenvolvida e grau cultural considerável, preciso é exercitar a humildade.

Será que todas as facilidades permitidas nas últimas décadas para diminuir os esforços físicos dos homens são sem objetivos? Será que seria somente para folgar os Seres, sem nenhuma outra necessidade? O que existe sem nenhuma finalidade na Natureza? Àquele que cria em favor da criatura permitiria ao homem a ociosidade, estimulo à futilidade? Jamais! Não é condizente com a Sua perfeição absoluta, não é para isso que permitiu a inteligência e consciência a Sua criatura.

Os atributos do ser humano são para seu crescimento constante e infinito, regido pela lei irrevogável e justa do mérito. A ausência de crescimento por desleixo, imprevidência, irreflexão, apesar de todas as indicações Divinas, resta o sofrimento próprio correspondente à infração.

Os mecanismos de distração utilizados em escala relevante, pela sociedade nos dias que se correm, são a má utilização do tempo disponibilizado. O sensualismo, a drogadição, o uso estapafúrdio do físico humano são os desforços para a insensatez. A deterioração da sociedade, a corrupção de toda ordem, as intemperanças, os mais variados tipos de crimes; os resultados disso são os rios de lágrimas, os arrastamentos pelo tempo das misérias a ser resgatado até a limpeza da consciência individual e coletiva.

O planeta Terra é como uma ilha no oceano Universal, os homens são como os náufragos que precisam se salvar. O tempo urge e o barco salvador é o estado de consciência, que exige o dever cumprido. Seja a tecnologia o recurso que proporciona e amplia a oportunidade para a melhoria inadiável do homem. Caso não seja possível, para os inadvertidos sobrará “o choro e o ranger de dentes, nas sombras exteriores...” O tempo tem seu ritmo, os ciclos são contados, lágrimas ou felicidades são por conta de cada um.

A mensagem de Jesus, ampliada por sua promessa, através da Doutrina Espírita, é para todos indistintamente. A sinalização se faz vista em toda parte, a apreensão é para os que se tornam humildes, capazes de renunciar àquilo que não serve para o engrandecimento do Ser espiritual.

Dorival da Silva