sexta-feira, 6 de março de 2015

DIVALDO PEREIRA FRANCO NO FANTÁSTICO‏


TEXTO DO CONFRADE ISMAEL BATISTA – Guaxupé/MG


Depois da significativa reportagem exibida pelo programa Fantástico da Rede Globo, envolvendo o nosso querido companheiro espírita Divaldo Pereira Franco e sua notável obra social, a Mansão do Caminho, em Pau da Lima - Salvador - BA, para minha surpresa, vi inúmeros comentários na internet de espíritas se manifestando insatisfeitos pelas colocações do repórter responsável pela matéria, por exemplo, quando tratou o médium/orador como pop star e de possível substituto de Chico Xavier.

Ora é muito natural que um jornalista leigo em espiritismo utilize a linguagem materializada de sua emissora ou outro órgão de imprensa que ele representa. Que mal tem isso? O importante é a grandeza da linguagem espiritual com que o entrevistado responde essas questões, e Divaldo não deixou por menos, foi sóbrio e doutrinariamente correto em todas as suas respostas.

Sobre a questão de vê-lo na figura de um “pop star”, foi, com certeza, o resultado que o repórter tirou depois de acompanhar uma palestra, ao vivo, do seu entrevistado em auditório super lotado como sempre acontece. Ele, em observando o tratamento que nós espíritas damos ao Divaldo, principalmente depois do seu trabalho realizado, querendo autógrafos, tirar fotos, falar com ele de qualquer jeito e aí é aquele empurra-empurra como fazem com qualquer outra celebridade no mundo. Para o repórter, ele não teve dúvidas, estava diante de uma celebridade espírita.

Mal sabe ele que isso acontece com frequência com outros tantos palestrantes famosos que temos no movimento espírita. Os oradores vibram com isso? Com certeza não, mas são tratados dessa forma, vai se fazer o quê? São humanos. Qualquer pessoa de fora vendo isso, a conclusão de que se está diante de uma estrela, vem naturalmente.

Em relação a ser o substituto de Chico Xavier, Divaldo foi muito preciso em sua colocação. Cada um de nós temos a nossa parte a fazer. Ninguém substitui ninguém. Somos seres únicos.

Fizeram muitas vezes esta pergunta ao próprio Chico: Quem será o seu substituto? Ele sempre respondia com essas palavras: morre um capim e nasce outro.

Temos de ver o lado positivo de toda e qualquer abertura que a mídia de alto alcance popular oferece para divulgar a nossa doutrina e sua obra prática. Só do programa ter mostrado uma das maiores obras sociais mantida no movimento espírita brasileiro, a Mansão do Caminho, atendendo mais de três mil pessoas por dia, principalmente na área educacional, já valeu.

Outro lado positivo, foi que a reportagem mostrou para milhões de pessoas, como acontece uma verdadeira sessão mediúnica espírita, desmistificando, assim, que para o contato com os espíritos não precisa de nada além do recolhimento íntimo e prece. Isso, ao meu ver, foi fantástico, pois que a maioria dos leigos acha que para receber os espíritos, os médiuns precisam beber, fumar charutos, cair no chão e fazer outras coisas mais. No espiritismo nada disso acontece e é necessário. O contato mediúnico acontece na mais completa simplicidade e harmonia. Também já valeu a reportagem por esse fato.

Queridos confrades, aprendamos logo a ver a luz que há por trás de tudo. Assim nossos corações terão muito mais a agradecer do que a reclamar. Nossa doutrina é muito nova, vivemos num país de muitas crenças, é natural que nem todos tenham a dimensão correta do que ela representa para a humanidade e como ela nos convida a viver e conviver.

Nós espíritas, sabiamente, temos que aproveitar essas deixas para continuarmos divulgando a proposta do Consolador Prometido por Jesus a toda gente. Esclarecendo, tirando dúvidas, consolando, mas sem pressa e sem cobranças. Exaltemos sempre o Bem, pois o mal não merece ser exaltado em nenhum momento e em hipótese alguma.

Obrigado Fantástico, Rede Globo! Que outros programas e emissoras, também, possam contribuir com a divulgação da nossa querida doutrina.

Seremos sempre gratos.

Texto repassado pela confreira: Malena (malena@mymalena.com.br).