quarta-feira, 15 de junho de 2011

Caminhos

               Que infinidade de caminhos há para todas as cosias, o que é também natural quando se trata de questões fora da matéria. Para a solução de problemas materiais existem muitas possibilidades, então o que dizer às problemáticas espirituais?
            Cada ser é um mundo todo particular, uma construção única no tempo, por isso que as dificuldades que lhe são inerentes têm solução em si mesmo, a partir da tomada de consciência de suas precariedades. Entra nesse contexto a questão da fé, que necessariamente não é a fé religiosa, mas a fé em Deus, a confiança que brota na sua intimidade, portanto que não vem de fora.
            Quando o Espírito de Verdade enuncia: “conhecereis a verdade e ela vos libertará”, é um caminho extraordinário, porque essa busca ocorre no entendimento do próprio sofredor, amplia sua lucidez e a sua percepção de realidade, assumindo responsabilidades que anteriormente não atinava.
            Nenhum ser, por mais pervertido que seja, por mais que demonstre desinteresse pela regularidade da vida, alcançará modificações. A Lei de Progresso sempre impera, e o indivíduo é levado de roldão pelas circunstâncias, fazendo-o transitar pelos caminhos de purificação através das experiências da vida material com os recursos compatíveis ao despertamento da sua consciência.
            Não existe violência para a imposição evolutiva, mas oportunidade a seu favor. Às vezes acompanha o sofrimento, já que sem este não há estímulo para o recalcitrante que não toma iniciativa de melhoria.
            A conquista no mundo pede que escolhamos rota e objetivo, esforcemo-nos para alcançá-lo. Atingido o intento, conquistamos a realização e percebemos que foi bom, mas existe muito mais para se buscar. A nossa perspectiva ampliou-se, a abrangência agora é outra, a percepção é mais aguda, precisamos de mais e mais.  A busca tornou-se necessidade.
            Quando analisamos a aquisição espiritual, aproximação com o Criador, vemos que nos oferece muitos caminhos e todos, por mais variados sejam, desaguarão no aprimoramento de si mesmo, em feituras não materiais, permanentes, imperecíveis.  São estabelecimentos que despertarão outros caminhos para maiores feitos, conquanto mais sutis, no entanto mais sublimados. Os caminhos espirituais são sempre infinitos, pois suas realizações são infindáveis, sendo as alegrias também grandiosas, que não se perdem. São inalienáveis.
            Que Deus nos ampare para que possamos conquistar a lucidez que ainda se encontra embotada em nós mesmos. A paz e a felicidade sem jaça aguardam a todos...