terça-feira, 25 de maio de 2010

A cilada das almas gêmeas

JOANA ABRANCHES

joanaabranches@gmail.com
Vitória, Espírito Santo (Brasil)

A cilada das almas gêmeas

A Doutrina Espírita é clara no que diz respeito às almas gêmeas. Não existem metades que precisam se completar para desfrutar a eterna felicidade. Cada um de nós é uma individualidade que estabelece laços e afinidades com outras individualidades, através dos tempos e das vivências sucessivas. Se substituirmos o termo “gêmeo” por “afim”, vamos perceber que são muitas as almas afins que encontramos e reencontramos por esse mundão de meu Deus, e que todas elas, cada uma a seu modo, têm seu espaço e importância em nossa caminhada. Podemos dizer então que são várias as nossas “almas gêmeas”. Amigos, filhos, irmãos, pais, mães, maridos e esposas, entre outros, formam a imensa fileira das relações de afinidade construídas vidas afora.

Porém, apesar da clareza dos ensinamentos espíritas, ainda vemos muita gente boa, dentro do nosso movimento, cair nessa armadilha emocional, que está mais pra conto do vigário que pra conto de fadas, e que pode gerar graves consequências, não só na vida pessoal, como também no núcleo espírita em que trabalham.

Temos presenciado histórias preocupantes. Aqui, são aqueles dois médiuns, ambos casados com outros parceiros, que se descobrem “almas gêmeas”; E aí, tentam se enganar que estão “renunciando”... Mantém-se em seus casamentos, mas tornam-se “irmãos siameses” na Casa Espírita. Sentam-se lado a lado nas reuniões, são vistos juntos em todos os lugares, dão sempre um jeitinho de fazer parte da mesma equipe (isso quando não arranjam uma missão que “a espiritualidade designou somente aos dois”) e se isolam pelos cantos em conversas particulares sem fim. Só têm olhos um para o outro e, em tal enlevo, não se dão conta que à sua volta todos sentem o que está acontecendo, sobretudo seus maridos e esposas, humilhados publicamente no melhor estilo de adultério por pensamento e intenção, embora sob a máscara do amor fraternal. Sim, porque o fato de não partirem para o ato sexual não os exime do abandono afetivo e da traição emocional em relação aos cônjuges.

Acolá, é aquela irmã solitária e carente, que se depara com o eloquente e carismático orador. Que palestra!... Que palestrante!... Que homem! Ele só tem um defeito: É casado!... E logo com aquela senhorinha já envelhecida e meio sem graça... Que desperdício!... E eis que de repente ele também a vê na plateia... Bonitona, elegante, jovial e olhando-o com aquele olhar de admiração apaixonada que há muito ele não percebe na companheira... Afinal, o casamento - como todos após lá seus trinta anos - já entrou na rotina. Oh céus! Ali mesmo cupido dispara a flecha e zás!... Começam as justificativas íntimas: “Como não tinham se descoberto antes?!... Por certo eram almas gêmeas que há muito se procuravam... O casamento foi um equívoco; o reencontro uma programação para que pudessem trabalhar juntos para Jesus”. Resolvem então assumir o romance. A mulher dele, abandonada após anos de companheirismo e convivência, entra em profunda depressão, os filhos se revoltam, a família se desestrutura, os companheiros se retraem, decepcionados e temerosos... “Ora, quem tem suas mulheres e maridos que se cuide, pois, se aconteceu com o fulano, que era um exemplo, ninguém está livre”...

Instala-se então o tititi e a desconfiança. Daí para o escândalo é apenas um passo, e para o afastamento constrangido dos próprios envolvidos, sua família e outros tantos trabalhadores desencantados com a situação, é um pulo. Sofrimento, deserção e descredibilidade. Tudo pelo direito ao “felizes para sempre” junto à sua “metade da laranja”... Mas onde é que está escrito, no Evangelho, que é possível construir felicidade sobre os escombros da felicidade alheia ou edificar relacionamentos duradouros em alicerces de leviandade e egoísmo?

Temos visto estrondosos equívocos desse tipo mexer seriamente com estruturas de famílias e Casas Espíritas, fazendo ruir Instituições e relações que pareciam extremamente sólidas. Temos visto companheiros valorosos das nossas fileiras, que, caminhando distraídos de que “muito se pedirá àquele que muito tiver recebido”, de repente resolvem jogar pro alto o patrimônio espiritual de uma vida inteira, em nome do “amor”. E assim, cônjuges dedicados e dignos são descartados como se não tivessem alma nem sentimentos, em detrimento de aventuras justificadas por argumentos inconsistentes, sem nenhum respaldo ético/moral ou espiritual. Isto quando ainda há um mínimo de honestidade e se pede a separação, porque alguns preferem continuar comodamente em seus relacionamentos “provacionais”, porém, mantendo na clandestinidade um “affair” paralelo com a tal “metade eterna”, sob a desculpa esfarrapada de que a família deve ser poupada, pois “família é sagrada!!!”

Logo se faz sentir o efeito dominó. Lá adiante, após vários corações feridos e muitas quedas morais, a convivência faz a alma gêmea virar “alma algemada”. As desilusões chegam, inevitáveis, com todo o peso resultante das atitudes ditadas pelas paixões, mas, na maioria das vezes, já é tarde pra retomar, ainda nesta existência, o percurso abandonado.

Reflitamos. Ninguém chega atrasado na vida de ninguém. Se chegou depois é porque não era pra ser. E se não era pra ser há um bom motivo para isso, visto que as Leis Divinas são indiscutivelmente sábias, justas e providenciais. Não tem pra onde fugir: Quando o teste nos procura, ou somos aprovados ou forçosamente teremos que repetir a lição futuramente, e em condições bem mais adversas...

Podemos reencontrar, no grupo de trabalho espírita, grandes amores e paixões do passado que nos reacendem sentimentos e sensações maravilhosas? Sim. Podemos olhar para companheiros de ideal espírita com outros olhos que não sejam os do amor fraternal? Sim. Nada mais natural. Mas sabemos, pelo Apóstolo Paulo, que poder nem sempre significa dever... Portanto, o bom senso nos diz que investir ou não afetivamente nessas pessoas vai depender de que ambos estejam livres para fazê-lo.

Alguém haverá de argumentar que casamento não é prisão e que aliança não é corrente; que ninguém está preso a ninguém “até que a morte os separe” e que o próprio Cristo admitiu a dissolução do casamento. Porém, o espírita não desconhece que, na maioria dos casos, muito além dos compromissos cartoriais existem profundos compromissos e dívidas emocionais entre aqueles que se escolheram como marido e mulher nesta vida. Compromissos muito sérios para serem dissolvidos porque o corpo requer sensações novas, porque a mulher envelheceu, perdeu o brilho ou porque o marido ficou rabugento... Como se o outro estivesse só quebrando um galho enquanto a “outra metade” não chegava...

Todos almejamos felicidade, e no estágio evolutivo em que nos encontramos, isso ainda tem muito a ver com realização afetiva. Por isso mesmo, não devemos ignorar que só a quitação de antigos débitos emocionais é que nos facultarão essa conquista. Precisamos interiorizar, de uma vez por todas, que os casamentos por afinidade ainda são raros neste momento planetário, e que se ainda não conseguimos amar o parceiro que nos coloca em cheque ou aquele que não corresponde aos nossos anseios, o conhecimento das leis morais exige que ao menos nos conduzamos com um mínimo de retidão e tolerância diante deles. Tal consciência nos exige também, caso nos sintamos atraídos por companheiros já comprometidos, que nos recusemos terminantemente, sob qualquer pretexto, a desempenhar o deprimente e desrespeitoso papel da terceira pessoa numa relação, pois não há conversa fiada de alma gêmea que dê jeito no rombo emocional aberto pela desonestidade afetiva, nem justificativa de carência e solidão que nos permita desviar da rota do dever sem que tenhamos, forçosamente, que colher amargos frutos, porque “se o plantio é livre, a colheita é obrigatória”.

Não se colhem rosas plantando espinhos. Sejamos responsáveis diante daqueles que escolhemos e que nos escolheram para compartilhar a vida. Acautelemo-nos contra as ilusões. Se os nossos anseios são irrealizáveis por agora, respeitemos as limitações impostas pelo momento que passa. Por mais possa doer olhar de longe um dos muitos seres amados, que cruza o nosso caminho nesta vida, mas que já optou por outra pessoa, só a dignidade de nos manter a distância é que vai possibilitar, pelas justas leis da vida, que conquistemos por mérito, lá na frente, em outras circunstâncias, a alegria do reencontro e a partilha do afeto junto àquele que nos é tão caro, porque estaremos redimidos dos ônus afetivos do ontem através das atitudes renovadas do hoje.

“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e tudo o mais vos será acrescentado.” (Mateus 6.33.)

Saibamos buscar... Saibamos esperar... Trabalhemos por merecer... Afinal, temos pela frente a eternidade!

(Texto extraído do site O Consolador –
Revista Semanal de Divulgação Espírita –
nº 159, de 23-05-2010)

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Cala-te e Ajuda!

Se podes vislumbrar o mal encastelado sob ouropéis cintilantes, ajuda em silêncio, mesmo afrontando a ignorância e a ingratidão, lembrando-te do sacrifício propiciatório de Jesus por todos nós. Se no meio da incompreensão tu podes acender a lâmpada refulgente do Evangelho, mas se não te escutam, cala-te e confia no Divino Mestre, orando com fervor por estes que são incongruentes consigo mesmo. Se teu companheiro de jornada te crítica, eivado de inveja, orgulho ou ambição, cala-te e procura compreendê-lo; Jesus também foi censurado por Judas e, antes do beijo da traição, o qualificou de amigo. Se a calúnia e a maledicência batem à tua porta, fecha as janelas de tua alma a este ruído vulgar do mundo e procura encontrar dentro de ti mesmo a mansidão do Divino Mestre, calando e escutando o cântico sublime da Verdade em teu espírito. Se te perseguem e se te acusam, cala-te e confia nos anjos do Senhor, que distribuem Sua Justiça; pois os justos desta gozarão: Se te sentes só e pequenino no burburinho do mundo, ante o fragor das tempestades da alma, cala-te, recolhe-te, e na prece cheia de sinceridade encontrarás logo a companhia sublime do Divino Amigo para ajudares teus irmãos em provas.

Frei Luiz.
Mensagem psicografada pelo Irmão Presidente Luiz da Rocha Lima, em 28-8-1955.
(copiado do site: http://www.lardefreiluiz.org.br )

domingo, 16 de maio de 2010

O retorno do Apóstolo Chico Xavier

Quando mergulhou no corpo físico, para o ministério que deveria desenvolver, tudo eram expectativas e promessas.

Aquinhoado com incomum patrimônio de bênçãos, especialmente na área da mediunidade, Mensageiros da Luz prometeram inspirá-lo e ampará-lo durante todo o tempo em que se encontrasse na trajetória física, advertindo-o dos perigos da travessia no mar encapelado das paixões, bem como das lutas que deveria travar para alcançar o porto de segurança.

Orfandade, perseguições rudes na infância, solidão e amargura estabeleceram o cerco que lhe poderia ter dificultado o avanço, porém, as providências superiores auxiliaram-no a vencer esses desafios mais rudes e a crescer interiormente no rumo do objetivo de iluminação.

Adversários do ontem que se haviam reencarnado também, crivaram-no de aflições e de crueldade durante toda a existência orgânica, mas ele conseguiu amá-los, jamais devolvendo as mesmas farpas, os espículos e o mal que lhe dirigiam.

Experimentou abandono e descrédito, necessidades de toda ordem, tentações incontáveis que lhe rondaram os passos ameaçando-lhe a integridade moral, mas não cedeu ao dinheiro, ao sexo, às projeções enganosas da sociedade, nem aos sentimentos vis.

Sempre se manteve em clima de harmonia, sintonizado com as Fontes Geradoras da Vida, de onde hauria coragem e forças para não desfalecer.

Trabalhando infatigavelmente, alargou o campo da solidariedade, e acendendo o archote da fé racional que distendia através dos incomuns testemunhos mediúnicos, iluminou vidas que se tornaram faróis e amparo para outras tantas existências.

Nunca se exaltou e jamais se entregou ao desânimo, nem mesmo quando sob o metralhar de perversas acusações, permanecendo fiel ao dever, sem apresentar defesas pessoais ou justificativas para os seus atos.

Lentamente, pelo exemplo, pela probidade e pelo esforço de herói cristão, sensibilizou o povo e os seus líderes, que passaram a amá-lo; tornou-se parâmetro do comportamento, transformando-se em pessoa de referência para as informações seguras sobre o Mundo Espiritual e os fenômenos da mediunidade.

Sua palavra doce e ungida de bondade sempre soava ensinando, direcionando e encaminhando as pessoas que o buscavam para a senda do Bem.

Em contínuo contato com o seu Anjo tutelar, nunca o decepcionou, extraviando-se na estrada do dever, mantendo disciplina e fidelidade ao compromisso assumido.

Abandonado por uns e por outros, afetos e amigos, conhecidos ou não, jamais deixou de realizar o seu compromisso para com a vida, nunca desertando das suas tarefas.

As enfermidades minaram-lhe as energias, mas ele as renovava através da oração e do exercício intérmino da caridade.

A claridade dos olhos diminuiu até quase apagar-se, no entanto a visão interior tornou-se mais poderosa para penetrar nos arcanos da Espiritualidade.

Nunca se escusou a ajudar, mas nunca deu trabalho a ninguém.

Seus silêncios homéricos falaram mais alto do que as discussões perturbadoras e os debates insensatos que aconteciam à sua volta e longe dele, sobre a doutrina que esposava e os seus sublimes ensinamentos.

Tornou-se a maior antena parapsíquica do seu tempo, conseguindo viajar fora do corpo, quando parcialmente desdobrado pelo sono natural, assim como penetrar em mentes e corações para melhor ajudá-los, tanto quanto tornando-se maleável aos Espíritos que o utilizaram por quase setenta e cinco anos de devotamento e de renúncia na mediunidade luminosa.

Por isso mesmo, o seu foi mediunato incomparável.

...E ao desencarnar, suave e docemente, permitindo que o corpo se aquietasse, ascendeu nos rumos do Infinito, sendo recebido por Jesus, que o acolheu com a Sua bondade, asseverando-lhe:

- Descansa, por um pouco, meu filho, a fim de esqueceres as tristezas da Terra e desfrutares das inefáveis alegrias do Reino dos Céus.

Joanna de Ângelis

Mensagem psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco,
no dia 27.07.2002, no Centro Espírita Caminho da Redenção,
 em Salvador, Bahia."Mensagem copiada da página de Divaldo
Pereira Franco".

segunda-feira, 3 de maio de 2010

O LIVRO ESPÍRITA




Cada livro edificante é porta liberadora.

O livro espírita, entretanto, emancipa a alma, nos fundamentos da vida.

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O livro científico livra da incultura; o livro espírita livra da crueldade, para que os louros intelectuais não se desregrem na delinquência.

O livro filosófico livra do preconceito; o livro espírita livra da divagação delirante, a fim de que a elucidação não se converta em palavras inúteis.

O livro piedoso livra do desespero; o livro espírita da superstição, para que a fé não se abastarde em fanatismo.
O livro jurídico livra da injustiça; o livro espírita livra da parcialidade, a fim de que o Direito não se faça instrumento de opressão.

O livro técnico livra da insipiência; o livro espírita livra da vaidade, para que a especialização não seja manejada em prejuízo dos outros.

O livro de agricultura livra do primitivismo; o livro espírita livra da ambição desvairada, a fim de que o trabalho da gleba não se envileça.

O livro de regras sociais livra da rudeza de trato; o livro espírita livra da irresponsabilidade que, muitas vezes, transfigura o lar em atormentado reduto de sofrimento.

O livro de consolo livra da aflição; o livro espírita livra do êxtase inerte, para que o reconforto não se acomode em preguiça.

O livro de informações livra do atraso; o livro espírita livra do tempo perdido, a fim de que a hora vazia não nos arraste à queda em dívidas escabrosas.

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Amparemos o livro respeitável, que é luz de hoje; no entanto, auxiliemos e divulguemos, quanto nos seja possível, o livro espírita, que é luz de hoje, amanhã e sempre.

O livro nobre livra da ignorância, mas o livro espírita livra da ignorância e livra do mal.

EMMANUEL
(Página recebida em em em Pelo médium Francisco Cândido Xavier, em REUNIÃO
Pública da Comunhão Espírita Cristã, Na Noite de 25-02-1963,
em Uberaba (MG), e transcrita de o "Reformador" de abril de 1963).

quinta-feira, 22 de abril de 2010

SOBRE O FUTURO DO MUNDO

Lamentas-te, com justa razão, da agrura moral dos tempos atuais, que consegue causar grandes malefícios para toda a sociedade.

Reclamas, lucidamente, do avanço da violência em qualquer nível considerada, da dependência química que invadiu lares, escolas, oficinas de trabalho e templos.

Recriminas, devidamente, a enxurrada de pornografia que se espraia com relativa facilidade, tendo achado adeptos subservientes em todas as camadas da esteira social.

Identificas a queda gradual e perseverante da qualidade das programações midiáticas, quer sejam radiofônicas ou televisivas, onde o escândalo e as aberrações do caráter têm foros de cidadania, sendo mostrados com tamanha regularidade que acabam por se impor às mentes frágeis e incautas que os aceitam, absorvem e difundem, muito embora os veículos se mantenham impolutos, como verdadeiras ilhas de nobilíssima exceção.

Falas da textura ideológica de periódicos como jornais e revistas, que conseguem relegar a planos secundários as boas obras, os fatos construtivos do bem, que costumam ser enfocados mui modestamente, quando o são, enquanto dão longos e duradouros destaques à impostura, à criminalidade, ao nonsense presentes na sociedade.

Denuncias a baixa qualidade dos diálogos ou monólogos aos quais és levado a ouvir, quando constatas, desde a pobreza vocabular gritante até as agigantadas dificuldades da leitura interpretativa. Imensos grupos de indivíduos que, ajustados à condição de analfabetos funcionais, conseguem juntar letras e formar palavras sem que, contudo, logrem decodificar o que está escrito.

Angustias-te com as características dos quadros da política partidária que têm assustado a população consciente, e pasmas com a leva dos que neles se inscrevem sonhado em locupletar-se, em sua sede de poder temporal e em seu fascínio pelo tilintar simbólico das moedas. Perturba-te com os que assumiram como prática comum transformar o erário em patrimônio particular, o que é de todos tornar em posses pessoais. Desarmonizas-te com o cinismo com que se corrompe e se é corrompido, além do vezo de converter as comunidades baldas de comida, de trabalho e de saúde em massas de manobra, tendo em vista lhe negarem, desgraçadamente, a chance de iluminar a mente com a luz sublime da escolaridade, do pensamento alto ou da lucidez intelectual.

A situação psico-sócio-moral-espiritual do mundo chegou a tal condição que parece que tudo isso é o normal. Muitos já admitem que é assim mesmo, e que o mundo não tem mais jeito, ou para que para seus problemas não há mais conserto.

Há mesmo aqueles para os quais tornaram-se estranhos, inconvenientes e exibicionistas vaidosos exatamente os que mantêm esforços pela boa qualidade de tudo quanto fazem.

É verdade que o momento presente da humanidade é preocupante e deve merecer as atenções das autoridades variadas constituídas mundo afora.

Entretanto, os que militam nas hostes da crença, empolgados pelas leis de Deus em vigor na Terra, devem refletir acerca dos tipos, classes e categorias dos seres espirituais que se acham agora renascidos no planeta, com o propósito feliz de alcançar o progresso.

Têm sido inumeráveis os Espíritos que o Criador tem enviado ao planeta terrestre para que elaborem a própria melhoria, porém, uma vez reencarnados no bojo de famílias displicentes, de comportamentos do tipo laissez-faire, acabam por desviar-se dos trilhos dos compromissos, tipo em vista o relaxamento dos processos educacionais.

Familiares existem que incentivam as práticas de explorar os semelhantes e as atitudes violentas dos filhos para com terceiros; famílias que induzem seus meninos e meninas às exacerbações da sexualidade precocemente, prematuramente, gerando desajustes, conflitos e frustrações no campo da libido; familiares que alimentam os pendores perdulários consumistas ou onzenários egoístas da prole, deixando-a incapaz do exercício da moderação em todos os sentidos.

Estamos diante de um mundo que tem necessidade da maturidade nos relacionamentos entre os indivíduos, relacionamentos que deveriam primar pelo respeito recíproco e pelo empenho em favor das qualidades morais de todos. Mas não é o que acontece, e em virtude dessa falta, o aturdimento geral tem sido a marca desses tempos de complicações humanas nos mais distintos patamares.

Existimos num planeta no qual, com respeitáveis e poucas exceções, deparamos intelectuais de áreas diversas que são azes verdadeiros no que fazem: Elaboram planejamentos impecáveis; aplicam recursos financeiros com tamanha precisão que o lucro é inevitável; escrevem com tal descortino e sensibilidade que criam legiões de fãs dos seus textos publicados. Nada obstante, não conseguem utilizar os conhecimentos e habilidades em favor de si mesmos, em prol de sua harmonia ou felicidade, como se nenhuma ponte pudessem estender entre os elementos da vida intelectual e os da vida moral.

Há os que carregam a rotulagem de pessoas religiosas e que se tornam bem-falantes, bons endoutrinadores, reconhecidos debatedores que se esmeram nas propostas de renovação alheia. Poucos dentre eles, todavia, logram valer-se dos conhecimentos que desfraldam e dos conselhos que ministram em seu próprio benefício, numa vez que entram em pânico e se desesperam quando os dramas existenciais, os problemas cotidianos e a morte lhes batem às portas, chamando-os ao testemunho do que costumavam apregoar para os outros.

O bem do mundo, pois, está na dependência da atitude tomada perante a existência.

Indispensável é que cada pessoa, cada família, cada sociedade, consiga acreditar no bem, cujas propostas são pregadas para terceiros. É preciso crer a tal ponto que o bem deixe de ser um mero discurso vazio e se transforme em vivência prática. Ainda que haja necessidade de alguém assumir individualmente os aconselhamentos da dignidade, da fraternidade, da prática do bem sob todos os títulos, sem aguardar que seja seguido pela massa, vale a pena tentá-lo. Enquanto se espera que os outros cumpram os preceitos das Leis Divinas, a fim de que nos pautemos nos seus exemplos, as necessidades humanas tendem ampliar-se gerando frustrações e dores.

Embora todos sonhemos com um paraíso na Terra, poucos estão conscientes de que a maravilha que esperamos ver materializada por fora precisa ter começo, mantença e nutrição no mundo interior de cada indivíduo. Desse modo, o futuro do planeta está em nossas mãos, depende de nós, indubitavelmente.

A vivência da honestidade, da amizade, da sinceridade, tanto quanto os esforços pela generosidade, pela afabilidade e pela doçura no trato com os irmãos do caminho, ajudar-nos-ão a converter o vale de perturbações e lágrimas, como muitos nomeiam o mundo, em campo de abençoadas sementeiras, com vistas a um porvir iluminado.

Empunhemos a flama da crença no poder do bem. Assumamos, corajosamente, a experimentação desse bem e do amor, com todas as suas variantes, e marchemos para o Pai comum de todos nós, que nos aguarda, após haver-nos ensejado o livre-arbítrio, a fim de que sejamos responsáveis diretos pela própria ventura espiritual que é o fanal a ser buscado por todos nós.



Camilo
Mensagem psicografada em 11.02.2009,
na Sociedade Espírita Fraternidade, em Niteroi-RJ.
pelo médium José Raúl Teixeira.
“Extraída do livro: Quando a Vida Responde, pág. 33/37.”

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Quando a vida responde

A condição evolutiva do nosso planeta terrestre justifica os graus de afligentes ocorrências que têm lugar no cotidiano das criaturas.

Em um mundo caracterizado por um regime de enfrentamentos expiatórios para os seus habitantes, é bem certo que não serão poucas as angustiosas situações em que se encontrarão os indivíduos a cada momento.

Algo que muito contribui para o incremento das aflições dos humanos tem sido a ignorância. O fato de não se saber de muitas coisas é dessas situações que se assemelham a espesso véu cobrindo a luz, a sombra densa, ou mesmo a cegueira, impedindo que as almas, detidas pelo magnetismo terreno, tenham visão mais alta, profunda e longínqua da natureza, o que as arrasta para os valores úmidos e obscuros dos costumeiros equívocos.

Recordemo-nos de que foi o Nazareno quem nos afirmou que seria o conhecimento da verdade capaz de nos libertar das cadeias da bestialidade, da enfermidade e da ignorância. Cumpre-nos, desse modo, sair em busca dessa verdade por Ele reportada.

Allan Kardec, por sua vez, ao indagar aos Seres Imortais que o assessoraram sobre qual seria a maior ventura dos Bons Espíritos – na estruturação de O Livro dos Espíritos --, obteve por resposta: o conhecimento de todas as coisas. Bem se vê que o desconhecimento das coisas é passível de promover ou de manter a desventura, a infelicidade dos seres humanos.

Assim, não será difícil compreender que é a alma de visão cerrada a mais passível de se debater nas trevas do desconhecimento das questões mais básicas da existência.

É fundamental, então, que cada um de nós realize maiores empenhos para iluminar os escaninhos do pensamento e da razão quanto os labirintos dos sentimentos, a fim de melhor cooperar com a obra de Deus no planeta.

Muito embora não pertença à Terra o conhecimento da absoluta verdade, a realidade é que teremos muita dificuldade em alcançar os saberes absolutos enquanto nos mantivermos acomodados ao relativismo dos saberes passageiros, satisfeitos com o degrau em que nos achamos, diante dos mundos mais avançados e das almas bem mais formosas em conhecimento e virtude, que se alastram pelo universo.

Quantas são as criaturas humanas que mantêm ojeriza ao conhecimento, à iluminação da mente, em pleno período das mais eloquentes conquistas da intelecção no mundo?

Quantos são os indivíduos que abominam livros, detestam encontros de discussões culturais?
Quantos os que se sentem molestados com os princípios éticos ou que se mostram indiferentes aos preceitos de ordem moral, nesses tempos de expectativas de paz e de fraternidade para o planeta?

Os nobres Emissários da Vida Imortal têm-nos feito continuados convites ao bom uso do livre-arbítrio, tendo por escopo ativar os passos do nosso progresso generalizado.

Ao longo de toda a história da humanidade, têm sido o limitado poder reflexivo das criaturas e o diminuto interesse pelo autoaprimoramento – pela descrença da importância da vida da alma e da realidade das esferas da imortalidade – as causas de graves quão negativas investidas dos seres nos campos das frustrações e da dor. Vive-se como se tudo tivesse começo e fim na matéria densa planetária ou como se o corpo biológico significasse o princípio e fim de todas as nossas realidades.

No decorrer dos dias, porém, tudo vai se tornando experiência lúcida, compreensão aguçada, aceitação desacomodada para aqueles que realizam esforços honestos por decifrar seus próprios enigmas bem como o significado da vida em torno de si, passando a considerar a ação inquebrantável da lei da causalidade, dando-se conta dos grandiosos compromissos que nos trazem à reencarnação, nas dimensões dos mundos físicos, cujos fundamentos são as realizações da evolução humana.

***

Tomando conhecimento do amontoado de indagações que surgem, a cada hora, em torno dos mais diversificados temas da humanidade, tais como: os relacionamentos familiares; os progressos tecnológicos em face da espiritualidade do ser; o uso ou desuso tanto de drogas químicas quanto de contraceptivos; o abortamento; a eutanásia; a pena de morte; a dor; a separação da morte, dentre outros destacados temas, é justo que nos preocupemos, de algum modo, em cooperar com o esclarecimento geral, diante da renovada visão que passamos a desenvolver, quando nos circuitos da Vida Imperecível.

Junto às pessoas sequiosas de conhecimento, destacamos e louvamos as mentes que, entusiasmadas pela verdade libertadora, já conseguem conhecer e interpretar, dotadas de boa vontade, aplicam-se a responder carradas de dúvidas que lhes são endereçadas, aqui e ali, em todas as áreas do conhecimento em que atuam.

Sempre que se apresentam indivíduos honestamente desejosos de conhecer os elementos fundamentais da existência na Terra, surgem seareiros do amor, alguns encarnados e outros desencarnados, somando esforços a fim de que se espalhem as lições excelentes do Mundo Maior, instrutivas umas, consoladoras outras, benfazejas todos, diminuindo o peso dos testemunhos dolorosos e a densidade torturante que a morte fisiológica ainda exerce sobre tantas criaturas.

A busca do conhecimento, os esforços dos leitores e do bom-senso dos pesquisadores contemporâneos promovem tamanha excitação nos círculos espirituais próximos ao planeta, que grupos de Espíritos Benfeitores desencarnados passam a se interessar em participar dos eventos de aclaramentos, procurando cercear a investida irresponsável de entidades aventureiras ou francamente opostas ao movimento de libertação de consciências.

Há considerável contingente de Espíritos perversos, destacados agentes das sombras organizadas, -- que supõem poder manter uma guerra de desmoralização do trabalho do Cristo no mundo --, e que obtêm das suas presas encarnadas os salvocondutos para trazer suas versões inverídicas e comprometedoras, tendo em vista o estado de fascinação em que se encontram os que lhes dão vez e voz, como obedientes canais psíquicos em que se transformaram.

Os lidadores do bem, contudo, agem no Invisível com firmeza e perseverança, procurando inspirar as criaturas encarnadas que anelam pelo conhecimento superior, encetando sincera busca, passando a sintonizar com a Grade Luz, de tal modo que têm a percepção de que é a própria vida que, paciente e compreensiva, lhes responde às indagações, a fim de que consigam injetar as bem-aventuradas informações no fluxo de suas próprias existências.

O trabalho que ora apresentamos é dedicado aos companheiros que anseiam por respostas as suas dúvidas, respostas que os ajudem a desenvolver mais amplos e profundos raciocínios e adotar melhor posicionamento perante a encarnação, aproveitando a grande oportunidade da vida terrestre.

Juntamos às respostas reflexivas do companheiro encarnado, fruto de suas análises e do que lhe pudemos inspirar, os pareceres de alguns corações que ora habitamos as dimensões invisíveis, de modo a que todos, unidos, meditemos em torno da nossa sede de aprender, de saber, como de obter as respostas da vida que, em doses generosas, o Espiritismo nos oferta.



Camilo

Mensagem psicografada em 21.10.2009, na
Sociedade Espírita Fraternidade, em Niterói-RJ
“Inserida na abertura do livro: Quando a vida responde,
psicografia de José Raul Teixeira”

terça-feira, 30 de março de 2010

O ESPIRITISMO É UMA RELIGIÃO?

Transcrevemos fragmentos do discurso do Sr. Allan Kardec, que aborda o tema: Comunhão do Pensamento, com base na citação evangélica de S. Mateus, abaixo citada, quando esclarece que o Espiritismo também é uma religião. O texto integral consta da Revista Espírita de dezembro de 1868.

***

O Espiritismo é uma religião?

“Onde quer que se encontre duas ou três pessoas reunidas em meu nome, aí estarei com elas.”
(S. Mateus, 18:20)

Caros irmãos e irmãs espíritas,

Estamos reunidos, neste dia consagrado pelo uso à comemoração dos mortos, para darmos àqueles irmãos nossos que deixaram a Terra um testemunho particular de simpatia, para continuarmos as relações de afeição e de fraternidade que existiam entre eles e nós, quando eram vivos, e para invocarmos sobre eles a bondade do Todo-Poderoso. Mas, porque nos reunimos? Não podemos fazer em particular o que cada um de nós propõe fazer em comum? Qual a utilidade de assim nos reunirmos num dia determinado?

Jesus no-lo indica pelas palavras que referimos acima. Esta utilidade está no resultado produzido pela comunhão de pensamentos que se estabelece entre pessoas reunidas com o mesmo objetivo.

Comunhão do pensamento! Compreendemos bem todo o alcance dessa expressão? Seguramente, até este dia, poucas pessoas dela tinham feito uma ideia completa. O Espiritismo, que nos explica tantas coisas pelas leis que revela, ainda vem explicar a causa e a força dessa situação do espírito.

Comunhão do pensamento quer dizer pensamento comum, unidade de intenção, de vontade, de desejo, de aspiração. Ninguém pode desconhecer que o pensamento é uma força; mas uma força puramente moral e abstrata? Não; do contrário não se explicariam certos efeitos do pensamento e, ainda menos, a comunhão de pensamento. Para compreendê-lo, é preciso conhecer as propriedades e a ação dos elementos que constituem nossa essência espiritual, e é o Espiritismo que no-las ensina.

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Uma assembléia é um foco onde irradiam pensamentos diversos; é como uma orquestra, um coro de pensamentos, onde cada uma produz a sua nota. Disto resulta uma imensidão de correntes e de eflúvios, dos quais cada uma recebe a impressão pelo sentido espiritual, como num coro musical cada um recebe a impressão dos sons pelo sentido da audição.

Mas, assim como há raios sonoros harmônicos ou discordantes, também há pensamentos harmônicos ou discordantes. Se o conjunto for harmônico, a impressão é agradável; se discordante, a impressão será penosa. (...)

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Todas as reuniões religiosas, seja qual for o culto a que pertençam, são fundadas na comunhão de pensamentos; com efeito, é aí que podem e devem exercer a sua força, porque o objetivo deve ser a liberação do pensamento das amarras da matéria. Infelizmente, a maioria se afasta deste princípio à medida que a religião se torna uma questão de forma. Disto resulta que cada um, fazendo seu dever consistir na realização da forma, se julga quites com Deus e com os homens, desde que praticou uma fórmula. Resulta ainda que cada um vai aos lugares de reuniões religiosas com um pensamento pessoal, por sua própria conta e, na maioria das vezes sem nenhum sentimento de confraternidade em relação aos outros assistentes; fica isolado em meio à multidão e só pensa no céu par si mesmo.

Por certo não era assim que o entendia Jesus, ao dizer: “Quando duas ou mais pessoas estiverem reunidas em meu nome aí estarei entre elas.” Reunidos em meu nome, isto é, com um pensamento comum; mas não se pode estar reunido em nome de Jesus sem assimilar os seus princípios, sua doutrina. Ora, qual é o princípio fundamental da doutrina de Jesus? A caridade em pensamentos, palavras e ações. Mentem os egoístas e os orgulhosos, quando se dizem reunidos em nome de Jesus, porque Jesus não os conhece por seus discípulos.

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Dissemos que o verdadeiro objetivo das assembléias religiosas deve ser a comunhão de pensamentos; é que, com efeito, a palavra religião quer dizer laço. Uma religião, em sua acepção larga e verdadeira, é um laço que religa os homens numa comunhão de sentimentos, (...).

(...). O efeito desse laço moral é o de estabelecer entre os que ele une, como consequência da comunhão de vistas e de sentimentos, a fraternidade e a solidariedade, a indulgência e a benevolência mútuas. (...).

Se é assim, perguntarão, então o Espiritismo é uma religião? Ora, sim, sem dúvida, senhores! No sentido filosófico, o Espiritismo é uma religião, e nós vangloriamos por isto, porque é a Doutrina que funda os vínculos da fraternidade e da comunhão de pensamentos, não sobre uma simples convenção, mas sobre bases mais sólidas. As próprias leis da Natureza.

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Qual é, pois, o laço que deve existir entre os espíritas? Eles não estão unidos entre si por nenhum contrato material, por nenhuma prática obrigatória. Qual o sentimento no qual deve confundir todos os pensamentos? É um sentimento todo moral, todo espiritual, todo humanitário: o da caridade para com todos ou,em outras palavras: o amor do próximo, que compreende os vivos e os mortos, pois sabemos que os mortos sempre fazem parte da Humanidade.

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Os Espíritos que nos cercam aqui são inumeráveis, atraídos pelo objetivo que nos propusemos ao nos reunirmos, a fim de dar aos nossos pensamentos a força que nasce da união. Ofereçamos aos que nos são caros uma boa lembrança e o penhor de nossa afeição, encorajamentos e consolações aos que deles necessitem. Façamos de modo que cada um recolha a sua parte dos sentimentos de caridade benevolente, de que estivermos animados, e que esta reunião dê os frutos que todos têm o direito de esperar.



Allan Kardec