quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

E DEPOIS?

         Aproveitando ensinamento do nobre espírito Camilo, orientador espiritual do tribuno José Raul Teixeira, quando diz que sempre diante de decisão e ou atendimento de nossas vontades deveremos nos perguntar: e depois?

       O tempo que estamos vivendo é o resultado de todos os milênios de experiências da humanidade, ao mesmo tempo em que vivemos os acumulados pessoais também contamos com a nossa parcela nos somados coletivos. O geral não existiria sem as individualidades. Somos construção de nós mesmos e o caldo social do Mundo é o composto das vivências particulares. Assim nossas ações interferem no todo e a melhoria da qualidade da sociedade global depende da melhoria das partes de sua constituição.

            Diante da ciência da nossa responsabilidade para com a vida e conhecedores das consequências que advirão de nossas ações, estas que quando são positivas nos colocam numa posição favorável para a realização de propósitos nobres e a conquista da paz, mas quando são negativas nos levam a sofrimentos, desgostos, remorsos, mágoas, arrependimentos e vergonha, sendo que seremos obrigados a ressarcir o prejuízo e nos ver arrasados emocionalmente diante dos amigos e nossos entes queridos.

        Grande parte desses fatos negativos ocorre por falta de reflexão ante iniciativa, sem prever o que vem logo mais: “e depois?”.  Posso tudo? Tenho o livre-arbítrio! Eu decido... Tenho direito... Todo mundo faz... O quê que tem, é uma “vezinha” só? Ela (e) não saberia; ninguém viu! É a oportunidade de atender meu anseio, outra oportunidade igual não existe. Pensando nesses fatos comportamentais hodiernos lembrei-me de uma pequena história, como segue: “Um pai de duas crianças, sendo uma delas de seis anos a outra de nove, convidou-as para irem à matinê num circo que chegara à cidade. Ao chegarem junto à bilheteria, o pai viu um cartaz que informava: “criança até cinco anos não paga”, o pai comprou três ingressos, e o bilheteiro perguntou-lhe: qual a idade do menor, que, pela sua constituição física, parecia ter cinco, o pai disse-lhe que tinha seis anos e o bilheteiro caiu na risada, dizendo-lhe que se tivesse comprado somente dois ingressos não saberia que o menor fosse mais velho. No entanto, diante da observação das crianças, o pai redarguiu: o senhor não saberia, mas ele sabe; o que logo depois, os filhos demonstraram satisfação pela honestidade comprovada." Deflui-se que devemos tomar a decisão justa diante das coisas da vida, independentemente de serem vantajosas aos nossos interesses. O que importa é o dever cumprido; a consciência limpa.  O exemplo é a melhor escola. 

        Além da asa da inteligência temos a da moral. Como nos ensina a Espiritualidade Maior, não poderemos alçar voo sem que as asas estejam equilibradas, para planarmos na faixa vibratória própria de plenitude espiritual. 

         O trânsito enriquecedor na vida só é possível com os passos bem calculados, analisados, medindo-se os desdobramentos; o que deve começar na infância, porque a construção inicia-se pela base.

         E depois? 

Dorial da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário