quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O Mundo em Transição



Vivemos num mundo de expiação e provas, o que quer dizer que o mal predomina entre a sua população. Na continuidade do tempo, o próximo estágio será o de regeneração – onde as almas que ainda têm o que expiar adquire novas forças, repousando das fadigas da luta. (1) Como e quando se dará essa mudança?  Se existe uma transição fatos serão notados. Alguma coisa se modificará. Algo novo deverá surgir.

O Planeta na sua constituição física também é um elemento vivo.  Sofre modificações constantes, evolui incessantemente.  Considerando os habitantes, centrando análise somente nos seres humanos, tudo se dá em dinamismo frenético. Nenhuma pessoa é exatamente igual no próximo minuto em relação ao que era no minuto anterior, mesmo dormindo.  Há modificações intermináveis na estrutura física e há vibrações inexplicáveis, por ora, na estrutura espiritual.

Existe o reflexo de uma estrutura na outra, mas sempre prevalece a espiritual, vez que esta carrega a inteligência, a vontade e a consciência.  O ser espiritual sobrevive à matéria, no entanto, precisa dela para sua experimentação.  No atendimento às suas necessidades desenvolve a inteligência e para conviver com seus iguais -- em melhores condições -- cria ambiente de confiança, de segurança, através do respeito aos outros, desenvolvendo o sentimento e a emoção, suportando e sendo suportado, avançando e recuando em seus ímpetos, dominando o orgulho e o egoísmo.

Por isso se nasce muitas vezes, para vivências e ajustes, vive-se no ambiente que construiu ou ajudou a fazê-lo, sofrendo as consequências do que  implementou direta ou indiretamente.  É a escola da vida.  Aprendendo com as suas próprias construções, experimentando o resultado de seus próprios feitos. Seja na vida presente ou futura, o ser pensante, o ser espiritual é o mesmo, sempre reencontra com suas obras.

Chega um momento que tanto o Planeta como os habitantes sofrem uma modificação de maior intensidade, um ciclo novo, porque tudo evolui, é da Lei de Progresso. Esta ocorre independente da vontade ou entendimento de qualquer criatura.

A transição da Terra para a condição de mundo regenerado está em andamento, muitos de seus moradores, com milênios de experiência e que não mais se enquadram nas condições do novo ambiente, porque renitentes no mal e sem expectativa de modificação moral dentro desse novo contexto, serão exilados para mundo em início de trajetória evolutiva, como este Orbe foi em era recuada, aos tempos do homem da pedra lascada. 

Toda reformulação, em qualquer coisa estabelecida, requer um revolução, um remover das coisas antigas prestáveis ou não, que gera incômodo aos envolvidos, como numa reforma de casa, e como todos os habitantes da Casa-Terra estão comprometidos nessa melhoria, então todos sofrem os seus efeitos, cada um à sua cota de comprometimento.

O tempo passa, dos desarranjos e dos desconfortos da reforma ninguém se importa mais, se estiverem residindo em morada mais bonita, confortável e feliz, mesmo que essa demora trabalhosa e de muito sacrifício seja de décadas ou séculos.  O importante é a conquista dos recursos morais suficientes para merecer a moradia feliz.  Quem não se propuser à conquista de valores através dos esforços no bem e preferir a renitência no mal, naturalmente se elege para buscar paragem correspondente à sua condição. Não será mais no planeta Terra.  Sempre haverá a oportunidade do recomeço em algum lugar. Deus é misericórdia.  Oferece o que é justo ao aprimoramento de seus filhos.

A transição para a Nova Era está em andamento, quem tem olhos de ver...

(1)   -  O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. III, item 4 – Allan Kardec


                                                                                 Dorival da Silva
                                                                               
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário