domingo, 29 de janeiro de 2017

Suicídio. Matar-se! É possível?


                           Suicídio. Matar-se! É possível?


Falamos espiritualmente. O ser pensante, o que tem sensações e sentimentos é imortal. O que se pode apreender disto? O máximo possível seria inutilizar o equipamento manifestador daquele que detém a ideação, manifesta desejo, expressa emoção...  Ou seja, destrói-se somente o corpo físico.

Como nos sentimos quando iniciamos uma viagem há muito programada e cheia de expectativas de realizações felizes e no percurso diante de fato imprevisto vemos frustrada a possibilidade da sua continuidade, sendo isto totalmente alheia à nossa vontade? Sobrevém grande incômodo emocional, prejuízo financeiro... Consequências indesejáveis, mas superáveis num prazo previsível.

No entanto, quando frustramos a viagem da nossa vida pelo caminho da reencarnação (viver novamente num corpo físico) e em virtude de uma deliberação voluntária e morigerada por muito tempo, gera grande sofrimento.  A começar pela percepção de que não morreu, os problemas não ficam esquecidos, os incômodos que achávamos intransponíveis continuam muito mais intensos, porque perdemos o abafador carnal que minimizava os sofrimentos. 

Além de tudo isso, o fenômeno da morte física não ocorre com o cessar da respiração e dos batimentos cardíacos no corpo, esse fato é preliminar.  É preciso o desvencilhar dos liames que ligam o ser espiritual, que somos nós mesmos, das células constituintes do organismo, no entanto, estão imantados em consequência da intensa energia vital. Permanecendo o autocida perturbado com os acontecimentos dos momentos que se seguem ao ato extremo por tempo indeterminado.

O sofrimento é superlativo.  Vários fatos são narrados na Codificação Espírita, em contatos provocados por Allan Kardec, para fins de estudo, com suicidas de várias circunstâncias, que estão registrados na obra: “O Céu e o Inferno”, no capítulo V.

Em peça publicitária o CVV -- Centro de Valorização da Vida -- informa que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no Mundo e cerca de 10 a 20 milhões de pessoas tentam o suicídio por ano. No Brasil, 25 morrem dessa forma por dia.
Considerando a estatística estarrecedora, registramos essas poucas linhas sobre o tema, dando oportunidade à reflexão sobre a epidemia que contraria todas as regras do bem viver exaradas por Jesus.

A vida da alma jamais terá fim. Fugir dos problemas é adiar solução.

Sempre nos encontraremos com o patrimônio moral que construímos na esteira das vidas sucessivas (entendido aqui vidas em corpos físicos). Nunca estaremos longe de nossas mazelas cultivadas, da mesma forma, das virtudes conquistadas. 

A permanência no corpo físico é experiência, sofremos provas e expiações. O objetivo é o aprimoramento do ser espiritual. Suportar dificuldades com resignação e com confiança na vitória sobre os momentos de sofrimento é conquistar a libertação de um estado de consciência maculado por atitudes negativas de alguma época, é fortalecer-se moralmente. 

Depois do trânsito pela vida material, retornaremos para a nossa vida real, porque de lá viemos, estaremos felizes ou infelizes, de acordo com as nossas possibilidades. 

Matar-se é o pior caminho. O sofrimento suportável de agora, torna-se irremediavelmente aumentado por nossa conta. Assim nos instrui a Espiritualidade Superior, através da Doutrina Espírita.

                                        Dorival da Silva    

Nenhum comentário:

Postar um comentário