quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Homenagem aos finados – 2025

 Homenagem aos finados — 2025 

Neste ano, vários amigos, muitos conhecidos e um número incalculável de desconhecidos, pelo mundo, deixaram a existência física. Podemos dizer que esse é um fato extraordinário na vida de cada indivíduo.  

Cada um dos finados viveu uma vida exclusiva, sem comparação com quaisquer outros. Da mesma forma, cada um morreu de modo único, sem nenhuma possibilidade de comparação com quem quer que seja.  

Muitos tiveram sua existência neste mundo finalizada na infância, outros na juventude e uma grande quantidade de pessoas na idade madura. Motivos muito particulares levaram ao esgotamento das forças e ao fim da existência. 

A única coisa igual para todos é a fatalidade da morte: ela acontecerá com todos. Não há nenhuma alternativa que a possa evitar. É lei da Natureza: tudo o que nasce morrerá.  

Resta aos parentes e aos amigos a consternação, que se reverterá em saudade 

Sabemos, assim, que a presença física daqueles que deixaram a roupagem de carne não é mais possível, mas nós os alcançamos com o nosso sentimento, conversamos com eles através do pensamento, comprovamos a sua presença pela sensibilidade e os encontramos, quando dormimos, em nossos sonhos. 

Eles, que vivem em outra dimensão da vida, continuam sendo aquelas mesmas personalidades que guardam saudades e lembranças nossas.   A oração sincera e sentida é uma grande homenagem aos que amamos e aos amigos; porém, se estendermos nossas rogativas a Deus em favor daqueles que não conhecemos, apaziguaremos muitos corações que, embora sintam saudades dos seus, nem sempre são lembrados por eles.  Isso é uma grande caridade.  

Homenageemos os finados com uma prece a Deus. 

Assim, desejamo-lhes muita paz! 

                                            Dorival da Silva 


Nota: As obras básicas da Doutrina Espírita (O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno, e A Gênese) podem ser baixadas gratuitamente do sítio da Federação Espírita Brasileira (FEB), através do endereço eletrônico abaixo:  


Nenhum comentário:

Postar um comentário