quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Vigilância

Vigilância

“Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora virá o vosso Senhor.” - Jesus. (Mateus, 24:42.)
   Ninguém alegue o título de aprendiz de Jesus para furtar-se ao serviço ativo na luta do bem contra o mal, da luz contra a sombra.
    A determinação de vigilância partiu dos próprios lábios do Mestre Divino.
   Como é possível preservar algum patrimônio precioso sem vigiá-lo atentamente? O homem de consciência retilínea, em todas as épocas, será obrigado a participar do esforço de conservação, dilatação e defesa do bem.
   É verdade indiscutível que marchamos todos para a fraternidade universal, para a realização concreta dos ensinamentos cristãos; todavia, enquanto não atingirmos a época em que o Evangelho se materializará na Terra, não será justo entregar ao mal, à desordem ou à perturbação a parte de serviço que nos compete.
    Para defender-se de intempéries, de rigores climáticos, o homem edificou o lar e vestiu-se, convenientemente.
    Semelhante lei de preservação vigora em toda esfera de trabalho no mundo. As coletividades exigem instituições que lhes garantam o bem-estar e o trabalho digno, sem aflições de cativeiro. As nações requerem “casas” de princípios nobilitantes, em que se refugiem contra as tormentas da ignorância ou da agressividade, do desespero ou da decadência.
   E no serviço de construção cristã do mundo futuro, é indispensável vigiar o campo que nos compete.
   O apostolado é de Jesus; a obra pertence-lhe. Ele virá, no momento oportuno, a todos os departamentos de serviço, orientando as particularidades do ministério de purificação e sublimação da vida, contudo, ninguém se esqueça de que o Senhor não prescinde da colaboração de sentinelas.
Mensagem extraída da obra: Vinha de Luz, pelo espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier, capítulo 132.


Reflexão: Não se trata de vigilância do que está ao nosso redor, trata-se de vigilância de nosso pensar,  sentir, fazer.  O Mundo é o ambiente de ação de todos os Espíritos que estão a ele vinculados, pois se trata de uma Casa adequada ao estágio evolutivo dessa massa, com as exceções devidas. Uns estão para instruir e nortear, uma multidão está para resgatar as consequências de suas ações negativas e provar se as lições foram assimiladas. 
      Dessa população uma parte significativa se diz cristã, portanto deveria se portar de acordo com a mensagem de Jesus-Cristo, o que não acontece.  Muitos se ornamentam com efeitos religiosos, citação evangélica, crucifixo, manifestação coletiva, canto, louvor... São noções preliminares do grande objetivo da existência da Humanidade da Terra, em grande parte. 
  A mensagem de Jesus tem por finalidade o despertamento do indivíduo, para que tenha consciência de que é senhor de si, tendo necessidade de  libertar-se das amarras convencionais do religiosismo, independente da designação, para se tornar instrumento modificado e lúcido, iluminando-se e estendendo contributo à coletividade. 
       Jesus, "modelo e guia da Humanidade", demonstrou a sua lucidez, que resplandecia a condição intelectual e moral, embora percebida pela multidão não se compreendia tal grandiosidade, que modificou imediatamente o contexto social, e implementando semeadura de recursos morais que eclodiriam nos séculos posteriores, com supremacia, com o advento da Doutrina Espírita, a partir da publicação de O Livro dos Espíritos, por Allan Kardec, em 1857,  quando se materializaram as revelações e elucidações do Mundo Espiritual, que foi promessa do próprio Jesus¹, que mandaria o Consolador, quando tendo chegado o tempo,  para aclarar tudo aquilo que Ele naquele momento não tinha condição de revelar, dada a precariedade evolutiva da Humanidade.
        Precisamos estar vigilantes para despertar a nossa consciência de que somos importantes, que temos um quinhão na gleba Universal, que se amplia de acordo com a capacidade conquistada, a responsabilidade que assumimos e a liberdade que a lucidez nos permite.
           Jesus aguarda que cada indivíduo se torne vigilante e livre das amarras e seja colaborador consciente na consecução de sua missão na Terra, salvando a todos do estado de ignorância sobre as questões da Vida, que transcende os limites do corpo físico e de tudo o que é percebido ao nosso redor ou num horizonte longínquo.
           Estejamos vigilantes!
¹(João, 14:15 a 17 e 26.)
                                                    Dorival da Silva.         
                             
         
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário