quinta-feira, 19 de março de 2015


BENS EXTERNOS

“A vida de um homem não consiste na abundância das coisas que
possui.” — Jesus. (LUCAS, capítulo 12, versículo 15.)

---------------------------------------------------------------------


“A vida de um homem não consiste na abundância das coisas que possui.”

A palavra do Mestre está cheia de oportunidade para quaisquer círculos de atividade humana, em todos os tempos.

Um homem poderá reter vasta porção de dinheiro. Porém, que fará dele?

Poderá exercer extensa autoridade. Entretanto, como se comportará dentro dela?

Poderá dispor de muitas propriedades. Todavia, de que modo utiliza os patrimônios provisórios?

Terá muitos projetos elevados. Quantos edificou?

Poderá guardar inúmeros ideais de perfeição. Mas estará atendendo aos nobres princípios de que é portador?

Terá escrito milhares de páginas. Qual a substância de sua obra?

Contará muitos anos de existência no corpo. No entanto, que fez do tempo?

Poderá contar com numerosos amigos. Como se conduz perante as afeições que o cercam?

Nossa vida não consiste da riqueza numérica de coisas e graças, aquisições nominais e títulos exteriores. Nossa paz e felicidade dependem do uso que fizermos, onde nos encontramos hoje, aqui e agora, das oportunidades e dons, situações e favores, recebidos do Altíssimo.

Não procures amontoar levianamente o que deténs por empréstimo.

Mobiliza, com critério, os recursos depositados em tuas mãos.

O Senhor não te identificará pelos tesouros que ajuntaste, pelas bênçãos que retiveste, pelos anos que viveste no corpo físico. Reconhecer-te-á pelo emprego dos teus dons, pelo valor de tuas realizações e pelas obras que deixaste, em torno dos próprios pés.

Obra: Caminho, Verdade e Vida, Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier, capítulo 154.


quinta-feira, 12 de março de 2015

O perispírito e o duplo etérico

LEONARDO MARMO MOREIRAleonardomarmo@gmail.com  
São João Del Rei, MG (Brasil)

 
Leonardo Marmo Moreira
O perispírito e o duplo etérico e suas relações com o magnetismo humano e a saúde integral

O perispírito, também chamado corpo espiritual, corpo astral, psicossoma, modelo organizador biológico (MOB), entre outras denominações, corresponde ao corpo semimaterial que serve de interface entre o Espírito propriamente dito e o corpo material. Além do perispírito propriamente dito, o chamado duplo etérico ou corpo vital também constitui estrutura semimaterial, neste caso mais materializada do que o perispírito propriamente considerado, funcionando como estrutura intermediária entre o perispírito e o corpo físico.

Considerando a constante busca pela chamada “saúde integral” do Espírito encarnado, perispírito e duplo etérico não podem ser negligenciados em nossos estudos e considerações. 

Perispírito: nova fronteira da medicina 

Doutor Décio Iandoli Júnior afirmou em certa ocasião que “o perispírito é a nova fronteira da medicina”. Realmente, o conceito de saúde vem evoluindo significativamente, não sendo mais associado tão somente à ausência de doença, mas também à chamada promoção de saúde nos mais diferentes níveis de atuação humana. Nesse contexto, a Doutrina Espírita fornece importante contribuição, pois esclarece a composição tríplice do ser humano encarnado (Espírito/Perispírito - incluindo, nessa abordagem simplificada, o duplo etérico/Corpo físico), e suas consequentes implicações em termos de sinais e sintomas, e, até mesmo, em termos de comportamento social por parte do indivíduo em questão.

Waldo Vieira afirma que “raramente nós temos encontros interpessoais neutros fluidicamente. Normalmente, alguém doa e alguém recebe". Note que tal informação não diz respeito a uma obsessão propriamente dita, pois alguém que “sugou”, inconscientemente, nossas emanações fluídicas pode ser um indivíduo que deseja o bem para nós e que nunca mais iremos encontrar. Portanto, o caso em tela não se caracteriza por ser uma “influência persistente”, como é o caso da obsessão, mas de uma transfusão fluídica inconsciente.  

Em nosso meio alguns dizem: “Sou uma esponja fluídica” 

Tal processo muitas vezes causa grande desconforto ao doador fluídico, que costuma afirmar: “Eu sou um para-raios! Eu sou uma esponja fluídica!”. Esse tipo de reclamação ocorre porque o doador fluídico pode apresentar dores de cabeça bem características, sonolência, preguiça, inexplicável mau humor, indisposição, entre outros, sem a presença de nenhum Espírito desencarnado obsessor. Se considerarmos que alguns indivíduos podem sofrer esse tipo de processo muitas vezes em uma única semana (através do contato com diferentes ambientes e/ou pessoas), perceberemos quão séria pode ser a questão do chamado “magnetismo humano” para a saúde integral de todos nós.

É interessante notar que os indivíduos que possuem maior facilidade de emanação fluídica, a qual gera a exteriorização do fluido vital comumente chamado “ectoplasma”, acabam sofrendo mais com essas “transfusões fluídicas” inconscientes. Nesse contexto, os chamados “magnetizadores” e/ou “médiuns curadores” são indivíduos que precisam ter um cuidado redobrado para não sofrerem frequentemente processos de desvitalização e, o que é pior, assimilação de fluidos negativos difíceis de serem “desassimilados”.

Informados dessa realidade, a questão passa a girar em torno dos mecanismos de defesa que devemos utilizar para que evitemos sofrer impactos negativos indesejados. Assim sendo, que é preciso fazer para manter um equilíbrio interno fluídico-energético, sendo menos susceptíveis a esses tipos de “vampirizações” inconscientes? 

A importância do culto do Evangelho no lar 

A Doutrina Espírita esclarece-nos que o hábito da prece e a reflexão sobre os objetivos superiores da vida; a leitura diária de mensagens edificantes moralmente (sugerimos “O Evangelho segundo o Espiritismo”, os livros de mensagens sobre versículos evangélicos de Emmanuel, os livros de mensagens edificantes de André Luiz, entre outros); o culto do Evangelho no lar, no mínimo uma vez por semana (e, se possível, diariamente); a frequência ao centro espírita (no mínimo uma vez por semana e preferencialmente duas a três vezes), além, obviamente, do esforço na transformação moral para melhor – são os recursos fundamentais para elevar vibratoriamente nossas condições espirituais e, por consequência, melhorar fluidicamente perispírito/duplo etérico, mesmo que estejamos submetidos a influências e contatos que afetem nossas energias.

Além dos tópicos comentados no parágrafo anterior, o recebimento de passes magnéticos, que podem ser recebidos nas supracitadas reuniões no centro espírita, contribuirá bastante  para que impregnações negativas oriundas de companheiros que emanam fluidos mais grosseiros sejam desassimiladas.

Matthieu Tubino, autor do livro “Um fluido vital chamado Ectoplasma” e “Saúde e Ectoplasma/ A ação do ectoplasma: visão prática e dissertações filosóficas”, enfatiza a eficiência dos passes dispersivos para melhoria de uma série de sintomas em adultos e crianças.

Técnicas utilizadas com sucesso

De qualquer maneira, algumas técnicas têm sido utilizadas com significativo sucesso, objetivando um estado constante de “autodefesa fluídica”, que torne menor nossa susceptibilidade magnética.  Jacob Melo (“O Passe”; “Cure-se e Cure pelos Passes”; “Manual do Passista”; e “A cura da depressão pelo magnetismo”) e Waldo Vieira (“Projeções da Consciência”/Livraria Allan Kardec Editora-LAKE), entre outros autores, sugerem que a caminhada, a ducha (“chuveirada magnética”) e a respiração diafragmática são recursos interessantes para que consigamos manter um equilíbrio fluídico individual, mesmo quando tivermos contato frequente com ambientes fluídicos mais negativos. Esse equilíbrio fluídico individual, no caso, está diretamente relacionado às condições energéticas do perispírito e do duplo etérico.

Assim, a busca pela chamada saúde integral não é restrita a Espírito e Corpo físico apenas, mas também engloba o trabalho pela saúde do Perispírito e do Duplo Etérico, assim como as interações entre cada uma dessas estruturas do ser humano.

O crescente estudo do magnetismo humano, o qual foi recomendado por Allan Kardec, desde Franz Anton Mesmer e dos outros autores clássicos (Marquês de Puységur; Deleuze; Du Potet; Lafontaine; Hector Durville, entre outros) até os estudiosos contemporâneos, deve ser, portanto, um tópico considerado dentro das metas de aprofundamento doutrinário de dirigentes, palestrantes, doutrinadores e médiuns espíritas, como um dos diversos temas de que necessitamos em nossos estudos individuais e nos realizados pelas casas espíritas.

 Texto extraído da Revista Eletrônica "O Consolador", que poderá ser acessada no endereço: http://www.oconsolador.com.br/ano8/404/especial.html

sexta-feira, 6 de março de 2015

DIVALDO PEREIRA FRANCO NO FANTÁSTICO‏


TEXTO DO CONFRADE ISMAEL BATISTA – Guaxupé/MG


Depois da significativa reportagem exibida pelo programa Fantástico da Rede Globo, envolvendo o nosso querido companheiro espírita Divaldo Pereira Franco e sua notável obra social, a Mansão do Caminho, em Pau da Lima - Salvador - BA, para minha surpresa, vi inúmeros comentários na internet de espíritas se manifestando insatisfeitos pelas colocações do repórter responsável pela matéria, por exemplo, quando tratou o médium/orador como pop star e de possível substituto de Chico Xavier.

Ora é muito natural que um jornalista leigo em espiritismo utilize a linguagem materializada de sua emissora ou outro órgão de imprensa que ele representa. Que mal tem isso? O importante é a grandeza da linguagem espiritual com que o entrevistado responde essas questões, e Divaldo não deixou por menos, foi sóbrio e doutrinariamente correto em todas as suas respostas.

Sobre a questão de vê-lo na figura de um “pop star”, foi, com certeza, o resultado que o repórter tirou depois de acompanhar uma palestra, ao vivo, do seu entrevistado em auditório super lotado como sempre acontece. Ele, em observando o tratamento que nós espíritas damos ao Divaldo, principalmente depois do seu trabalho realizado, querendo autógrafos, tirar fotos, falar com ele de qualquer jeito e aí é aquele empurra-empurra como fazem com qualquer outra celebridade no mundo. Para o repórter, ele não teve dúvidas, estava diante de uma celebridade espírita.

Mal sabe ele que isso acontece com frequência com outros tantos palestrantes famosos que temos no movimento espírita. Os oradores vibram com isso? Com certeza não, mas são tratados dessa forma, vai se fazer o quê? São humanos. Qualquer pessoa de fora vendo isso, a conclusão de que se está diante de uma estrela, vem naturalmente.

Em relação a ser o substituto de Chico Xavier, Divaldo foi muito preciso em sua colocação. Cada um de nós temos a nossa parte a fazer. Ninguém substitui ninguém. Somos seres únicos.

Fizeram muitas vezes esta pergunta ao próprio Chico: Quem será o seu substituto? Ele sempre respondia com essas palavras: morre um capim e nasce outro.

Temos de ver o lado positivo de toda e qualquer abertura que a mídia de alto alcance popular oferece para divulgar a nossa doutrina e sua obra prática. Só do programa ter mostrado uma das maiores obras sociais mantida no movimento espírita brasileiro, a Mansão do Caminho, atendendo mais de três mil pessoas por dia, principalmente na área educacional, já valeu.

Outro lado positivo, foi que a reportagem mostrou para milhões de pessoas, como acontece uma verdadeira sessão mediúnica espírita, desmistificando, assim, que para o contato com os espíritos não precisa de nada além do recolhimento íntimo e prece. Isso, ao meu ver, foi fantástico, pois que a maioria dos leigos acha que para receber os espíritos, os médiuns precisam beber, fumar charutos, cair no chão e fazer outras coisas mais. No espiritismo nada disso acontece e é necessário. O contato mediúnico acontece na mais completa simplicidade e harmonia. Também já valeu a reportagem por esse fato.

Queridos confrades, aprendamos logo a ver a luz que há por trás de tudo. Assim nossos corações terão muito mais a agradecer do que a reclamar. Nossa doutrina é muito nova, vivemos num país de muitas crenças, é natural que nem todos tenham a dimensão correta do que ela representa para a humanidade e como ela nos convida a viver e conviver.

Nós espíritas, sabiamente, temos que aproveitar essas deixas para continuarmos divulgando a proposta do Consolador Prometido por Jesus a toda gente. Esclarecendo, tirando dúvidas, consolando, mas sem pressa e sem cobranças. Exaltemos sempre o Bem, pois o mal não merece ser exaltado em nenhum momento e em hipótese alguma.

Obrigado Fantástico, Rede Globo! Que outros programas e emissoras, também, possam contribuir com a divulgação da nossa querida doutrina.

Seremos sempre gratos.

Texto repassado pela confreira: Malena (malena@mymalena.com.br).

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Os obreiros do Senhor

Os obreiros do Senhor

         Aproxima-se o tempo em que se cumprirão as coisas anunciadas para a transformação da Humanidade. Ditosos serão os que houverem trabalhado no campo do Senhor, com desinteresse e sem outro móvel, senão a caridade! Seus dias de trabalho serão pagos pelo cêntuplo do que tiverem esperado. Ditosos os que hajam dito a seus irmãos: “Trabalhemos juntos e unamos os nossos esforços, a fim de que o Senhor, ao chegar, encontre acabada a obra”, porquanto o Senhor lhes dirá: “Vinde a mim, vós que sois bons servidores, vós que soubestes impor silêncio aos vossos ciúmes e às vossas discórdias, a fim de que daí não viesse dano para a obra!” Mas ai daqueles que, por efeito das suas dissensões, houverem retardado a hora da colheita, pois a tempestade virá e eles serão levados no turbilhão! Clamarão: “Graça! graça!” O Senhor, porém, lhes dirá: “Como implorais graças, vós que não tivestes piedade dos vossos irmãos e que vos negastes a estender-lhes as mãos, que esmagastes o fraco, em vez de o amparardes? Como suplicais graças, vós que buscastes a vossa recompensa nos gozos da Terra e na satisfação do vosso orgulho? Já recebestes a vossa recompensa, tal qual a quisestes. Nada mais vos cabe pedir; as recompensas celestes são para os que não tenham buscado as recompensas da Terra.”

            Deus procede, neste momento, ao censo dos seus servidores fiéis e já marcou com o dedo aqueles cujo devotamento é apenas aparente, a fim de que não usurpem o salário dos servidores animosos, pois aos que não recuarem diante de suas tarefas é que Ele vai confiar os postos mais difíceis na grande obra da regeneração pelo Espiritismo. Cumprir-se-ão estas palavras: “Os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros no Reino dos Céus.”

                                           – O Espírito de Verdade. (Paris, 1862.)


Capítulo XX de O Evangelho Segundo o Espiritismo, item 5, Allan Kardec.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Fora da caridade não há salvação

Fora da caridade não há salvação
                     
           Meus filhos, na máxima: Fora da caridade não há salvação estão encerrados os destinos dos homens, na Terra e no céu; na Terra, porque à sombra desse estandarte eles viverão em paz; no céu, porque os que a houverem praticado acharão graças diante do Senhor. Essa divisa é o facho celeste, a luminosa coluna que guia o homem no deserto da vida, o para a Terra da Promissão. Ela brilha no céu, como auréola santa, na fronte dos eleitos, e, na Terra, se acha gravada no coração daqueles a quem Jesus dirá: “Passai à direita, benditos de meu Pai.” Reconhecê-los-eis pelo perfume de caridade que espalham em torno de si. Nada exprime com mais exatidão o pensamento de Jesus, nada resume tão bem os deveres do homem, como essa máxima de ordem divina. Não poderia o Espiritismo provar melhor a sua origem, do que apresentando-a como regra, por isso que é um reflexo do mais puro Cristianismo. Levando-a por guia, nunca o homem se transviará. Dedicai-vos, assim, meus amigos, a perscrutar-lhe o sentido profundo e as consequências, a descobrir-lhe, por vós mesmos, todas as aplicações. Submetei todas as vossas ações ao governo da caridade e a consciência vos responderá. Não só ela evitará que pratiqueis o mal, como também fará que pratiqueis o bem, porquanto uma virtude negativa não basta: é necessária uma virtude ativa. Para fazer-se o bem, mister sempre se torna a ação da vontade; para se não praticar o mal, basta as mais das vezes a inércia e a despreocupação.

Meus amigos, agradecei a Deus o haver permitido que pudésseis gozar a luz do Espiritismo. Não é que somente os que a possuem hajam de ser salvos; é que, ajudando-vos a compreender os ensinos do Cristo, ela vos faz melhores cristãos. Esforçai-vos, pois, para que os vossos irmãos, observando-vos, sejam induzidos a reconhecer que verdadeiro espírita e verdadeiro cristão são uma só e a mesma coisa, dado que todos quantos praticam a caridade são discípulos de Jesus, sem embargo da seita a que pertençam.
                                                           
                                       Paulo, o apóstolo. (Paris, 1860.)

Capítulo XV de  O Evangelho Segundo o Espiritismo, Instrução dos Espíritos, item 10,  Allan Kardec.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Lógica da Providência


Lógica da Providência

 “Depois que fostes iluminados, suportastes grande combate de aflições.”   – Paulo. (Hebreus, 10:32.)

Os cultivadores da fé sincera costumam ser indicados, no mundo, à conta de grandes sofredores.

Há mesmo quem afirme afastar-se deliberadamente dos círculos religiosos, temendo o contágio de padecimentos espirituais.

Os ímpios, os ignorantes e os fúteis exibem-se, espetacularmente, na vida comum, através de traços bizarros da fantasia exterior; todavia, quando se abeiram das verdades celestes, antes de adquirirem acesso às alegrias permanentes da espiritualidade superior, atravessam grandes túneis de tristeza, abatimento e taciturnidade. O fenômeno, entretanto, é natural, porquanto haverá sempre ponderação após a loucura e remorso depois do desregramento.

O problema, contudo, abrange mais vasto círculo de esclarecimentos.

A misericórdia que se manifesta na Justiça de Deus transcende à compreensão humana.

O Pai confere aos filhos ignorantes e transviados o direito às experiências mais fortes somente depois de serem iluminados. Só após aprenderem a ver com o espírito eterno é que a vida lhes oferece valores diferentes. Nascer-lhes-á nos corações, daí em diante, a força indispensável ao triunfo no grande combate das aflições.

Os frívolos e oportunistas, não obstante as aparências, são habitualmente almas frágeis, quais galhos secos que se quebram ao primeiro golpe da ventania. Os espíritos nobres, que suportam as tormentas do caminho terrestre, sabem disto.

Só a luz espiritual garante o êxito nas provações.

Ninguém concede a responsabilidade de um barco, cheio de preocupações e perigos, a simples crianças.

                                                                        Emmanuel

Extraída da obra: Pão Nosso, psicografada por Francisco Cândido Xavier. 



sábado, 24 de janeiro de 2015

Terrorismo de natureza mediúnica


       
Sutilmente vai-se popularizando uma forma lamentável de revelação mediúnica, valorizando as questões perturbadoras que devem receber tratamento especial, ao invés de divulgação popularesca de caráter apocalíptico.
Existe um atavismo no comportamento humano em torno do Deus temor que Jesus desmistificou, demonstrando que o Pai é todo Amor, e que o Espiritismo confirma através das suas excelentes propostas filosóficas e ético-morais, o qual deve ser examinado com imparcialidade.
Doutrina fundamentada em fatos, estudada pela razão e lógica, não admite em suas formulações esclarecedoras quaisquer tipos de superstições, que lhe tisnariam a limpidez dos conteúdos relevantes, muito menos ameaças que a imponham pelo temor, como é habitual em outros segmentos religiosos.
Durante alguns milênios o medo fez parte da divulgação do Bem, impondo vinganças celestes e desgraças a todos aqueles que discrepassem dos seus postulados, castrando a liberdade de pensamento e submetendo ao tacão da ignorância e do primitivismo cultural as mentes mais lúcidas e avançadas...
O Espiritismo é ciência que investiga e somente considera aquilo que pode ser confirmado em laboratório, que tenha caráter de revelação universal, portanto, sempre livre para a aceitação ou não por aqueles que buscam conhecer-lhe os ensinamentos. Igualmente é filosofia que esclarece e jamais apavora, explicando, através da Lei de Causa e Efeito,  quem somos, de onde viemos, para onde vamos, porque sofremos, quais são as razões das penas e das amarguras humanas... De igual maneira, a sua ética-moral é totalmente fundamentada nos ensinamentos de Jesus, conforme Ele os enunciou e os viveu, proporcionando a religiosidade que integra a criatura na ternura do seu Criador, sendo de simples e fácil formulação.
Jamais se utiliza das tradições míticas greco-romanas, quais das Parcas, sempre tecendo tragédias para os seres humanos, ou de outras quaisquer remanescentes das religiões ortodoxas decadentes, algumas das quais hoje estão reformuladas na apresentação, mantendo, porém, os mesmos conteúdos ameaçadores.
De maneira sistemática e contínua, vêm-se tornando comuns algumas pseudorrevelações alarmantes, substituindo as figuras mitológicas de Satanás, do Diabo, do Inferno, do Purgatório, por Dragões, Organizações demoníacas, regiões punitivas atemorizantes, em detrimento do amor e da misericórdia de Deus que vigem em toda parte.
Certamente existem personificações do Mal além das fronteiras físicas, que se comprazem em afligir as criaturas descuidadas, assim como lugares de purificação depois das fronteiras de cinza do corpo somático, todos, no entanto, transitórios, como ensaios para a aprendizagem do Bem e sua fixação nos painéis da mente e do comportamento.
O Espiritismo ressuscita a esperança e amplia os horizontes do conhecimento exatamente para facultar ao ser humano o entendimento a respeito da vida e de como comportar-se dignamente ante as situações dolorosas.
As suas revelações objetivam esclarecer as mentes, retirando a névoa da ignorância que ainda permanece impedindo o discernimento de muitas pessoas em torno dos objetivos essenciais da existência carnal.
Da mesma forma como não se deve enganar os candidatos ao estudo espírita, a respeito das regiões celestes que os aguardam, desbordando em fantasias infantis, não é correto derrapar nas ameaças em torno de fetiches, magias e soluções miraculosas para os problemas humanos, recorrendo-se ao animismo africanista, de diversos povos e às suas superstições. No passado, em pleno período medieval, as crenças em torno dos fenômenos mediúnicos revestiam-se de místicas e de cerimônias cabalísticas, propondo a libertação dos incautos e perversos das situações perniciosas em que transitavam.
O Espiritismo, iluminando as trevas que permanecem dominando incontáveis mentes, desvela o futuro que a todos aguarda, rico de bênçãos e de oportunidades de crescimento intelecto-moral, oferecendo os instrumentos hábeis para o êxito em todos os cometimentos.
A sua psicologia é fértil de lições libertadoras dos conflitos que remanescem das existências passadas, de terapêuticas especiais para o enfrentamento com os adversários espirituais que procedem do ontem perturbador, de recursos simples e de fácil aplicação.
A simples mudança mental pra melhor proporciona ao indivíduo a conquista do equilíbrio perdido, facultando-lhe a adoção de comportamentos saudáveis que se encontram exarados em O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, verdadeiro tratado de eficiente psicoterapia ao alcance de todos que se interessem pela conquista da saúde integral e da alegria de viver.
Após a façanha de haver matado a morte, o conhecimento do Espiritismo faculta a perfeita integração da criatura com a sociedade, vivendo de maneira harmônica em todo momento, onde quer que se encontre, liberada de receios injustificáveis e sintonizada com as bênçãos que defluem da misericórdia divina.
A mediunidade, desse modo, a serviço de Jesus, é veículo de luz, de seriedade, dignificando o seu instrumento e enriquecendo de esperança e de felicidade todos aqueles que se lhe acercam.
Jamais a mediunidade séria estará a serviço dos Espíritos zombeteiros, levianos, críticos, contumazes de tudo e de todos que não anuem com as suas informações vulgares, devendo tornar-se instrumento de conforto moral e de instrução grave, trabalhando a construção de mulheres e de homens sérios que se fascinem com o Espiritismo e tornem as suas existências úteis e enobrecidas.
Esses Espíritos burlões e pseudossábios devem ser esclarecidos e orientados à mudança de comportamento, depois de demonstrado que não lhes obedecemos, nem lhes aceitamos as sugestões doentias, mentirosas e apavorantes com as histórias infantis sobre as catástrofes que sempre existiram, com as informações sobre o fim do mundo, com as tramas intérminas a que se entregam para seduzir e conduzir os ingênuos que se lhes submetem facilmente...
O conhecimento real do Espiritismo é o antídoto para essa onda de revelações atemorizantes, que se espalha como um bafio pestilencial, tentando mesclar-se aos paradigmas espíritas que demonstraram desde o seu surgimento a legitimidade de que são portadores, confirmando o Consolador que Jesus prometeu aos seus discípulos e se materializou na incomparável Doutrina.
Ante informações mediúnicas desastrosas ou sublimes, um método eficaz existe para a avaliação correta em torno da sua legitimidade, que é a universalidade do ensino,  conforme estabeleceu o preclaro Codificador.
Desse modo, utilizando-se da caridade como guia, da oração como instrumento de iluminação e do conhecimento como recurso de libertação, os adeptos sinceros do Espiritismo não se devem deixar influenciar pelo moderno terrorismo de natureza mediúnica, encarregado de amedrontar, quando o objetivo máximo da Doutrina é libertar os seus adeptos, a fim de os tornar felizes.
Vianna de Carvalho
 
Página psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, no

dia 7 de dezembro de 2009, durante o XVII Congresso Espírita
Nacional, em Calpe, Espanha.
Em 09.04.2012.