Flexibilidade
Todo comportamento extremista responde por danos imprevisíveis e de lamentáveis consequências, por se sustentar na intolerância e no desrespeito à inteligência e ao discernimento dos demais.
A consciência equilibrada busca sempre o comportamento mais saudável, expressando-se de maneira gentil, mesmo nas circunstâncias mais severas e afligentes.
A flexibilidade é medida de cometimento edificante pela faculdade de compreender a postura do outro, aquele que nem sempre sabe expressar-se ou agir como seria de desejar, mas, nada obstante, pensa e tem ideias credoras de respeito e de consideração, que devem ser levadas a sério.
Quando se assume uma atitude de dureza, destrói-se a futura floração do bem, porque nenhuma ideia é irretocável de tal maneira que não mereça reparo ou complementação, e diversas mentes elaborando programas são mais eficazes do que apenas uma.
Ademais, essa imposição representa alta presunção decorrente da vaidade de se deter o conhecimento total ou mesmo a verdade plena.
Quando se age dessa maneira, gera-se temor e animosidade por se bloquear as possibilidades dos demais, igualmente portadores da faculdade de pensar, de discernir.
Uma atitude flexível contribui para o somatório das realizações dignificantes que são confiadas a todos.
Não obstante reconhecer o equívoco da mulher surpreendida em adultério, o Mestre foi-lhe flexível, dando-lhe nova oportunidade, embora não concordando com a sua conduta desrespeitosa aos estatutos morais e legais.
Entre dois ladrões no momento extremo, solicitado por um deles, que se arrependera de existência de erros, concedeu-lhe a bênção da esperança de que também alcançaria o paraíso.
Obras expressivas e honoráveis de serviço social e de edificações do bem no mundo soçobram e desaparecem em ruínas, quando alguns dos seus membros apresentam-se detentores de inflexibilidade em suas proposituras e comportamentos diários.
A harmonia do conjunto exige que todos contribuam com a sua parte em favor do equilíbrio geral, mesmo que ceda agora, a fim de regularizar no futuro.
Se alguém discorda e mantém-se inflexível na sua óptica ocorre o desastre no grupo, que se divide, dando lugar a ressentimentos e queixas, amarguras e dissabores.
Assevera milenária sabedoria oriental que a floresta exuberante cresce em silêncio e discrição, mas quando tomba alguma árvore é com estrondo que o faz, como a significar que o bem, o lado edificante de tudo, acontece com equilíbrio, enquanto a queda, a destruição, sempre se dá de maneira ruidosa e chocante.
Todo grupamento humano necessita do contributo valioso da tolerância, da paciência, da compreensão.
A prepotência é geradora de desmandos e tormentos incalculáveis, que poderiam ser evitados com um pouco de fraternidade.
Sê flexível, mesmo que penses diferente, que tenhas ideias próprias, felizes, facultando aos outros também serem ouvidos e seguidos.
* * *
No vendaval, a árvore que não deseja ser arrancada verga-se, para depois retornar a postura. Se pretender manter-se ereta, sofrerá a violência que a derrubará na sucessão das horas.
O bambu é um dos mais belos exemplos de flexibilidade, pois que se recurva, submete-se com facilidade às imposições que lhe são dirigidas, sem arrebentar-se, mantendo-se vigoroso.
Consciente das responsabilidades que te dizem respeito, não te imponhas pela rigidez. Os teus valores morais serão a tua identificação e o cartão de crédito da tua existência.
Estás convidado a servir, não a estabelecer diretrizes estritas para os outros, especialmente se te encontras servindo na Seara de Jesus, que sempre te proporciona chances novas, mesmo quando malbarataste aquelas que te foram anteriormente concedidas.
Fácil é ser inflexível para com o próximo e difícil é submeter-se a situação equivalente, quando se altera a circunstância e mudam-se os padrões apresentados.
Dialogando, ouvindo e abrindo-se novos conceitos e proposituras, adquire-se a faculdade da gentileza, indispensável ao êxito de todo e qualquer empreendimento humano.
No dia a dia da existência sempre ocorrem fenômenos inesperados, que alteram a programação mais bem estabelecida, exigindo mudanças de rumo, formulações novas e necessárias.
O imprevisto é uma forma de intervenção das leis soberanas, ensejando diferente opção para o comportamento saudável.
Não sejas, desse modo, aquele que cria embaraços, embora as abençoadas intenções de que te encontras revestido.
Todos são úteis numa equipe e importantes no conjunto de qualquer realização.
Sê, portanto, dócil e acessível, porque sempre há alguém mais adiante, portador de aspereza que, com certeza, suplantará a tua.
Nunca sentirás prejuízo por ceder em favor do bem comum, da ordem geral, abrindo espaço para outras experiências e atitudes.
* * *
A flexibilidade é dileta filha do amor, que se expande e enriquece a vida com esperança e paz.
Todos aqueles que se fizeram temerários e se impuseram não fugiram de si mesmos, do envelhecimento, das enfermidades, da desencarnação.
Pacientemente e com flexibilidade, Jesus espera por ti e te inspira sem descanso.
Medita e age conforme gostarias que assim procedessem em relação a ti.
Joanna de Ângelis
Psicografia de Divaldo Pereira Franco, na sessão mediúnica de 26 de setembro de 2012, no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador, Bahia
Extraída do endereço eletrônico: .http://www.divaldofranco.com/mensagens.php?not=316
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quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Flexibilidade
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
Súplica de Amor
Súplica de Amor
Tu, que nos convidaste para o banquete da Boa Nova, embora não dispuséssemos da túnica nupcial, aceitamos a invitação, e aqui estamos.
Tu, que nos convidaste para trabalhar na Tua vinha, embora não tivéssemos condições hábeis para o bom serviço, e assim mesmo nos aceitaste.
Tu, que nos foste buscar perdidos no abismo, depois que tresmalhamos do Teu rebanho, e a ele retornamos.
Tu, sublime amigo dos desventurados, que nunca Te cansaste de chamar-nos ao seio da Tua misericórdia, em nome de Deus, e sempre acompanhas o nosso sucesso dominado pela compaixão, novamente abres os Teus braços, para que repousemos no Teu regaço.
Jesus!
Temos sede de paz.
Anelamos pelo encontro com a saúde integral que somente existe no Teu afável coração.
Permite que, deste conúbio em que desces até nós, e nos mimetizas com as Tuas energias santas, possamos representar-Te em qualquer lugar por onde deambulemos, dizendo a todos que somos os Teus discípulos, fracamente fiéis, carregando o madeiro das próprias aflições.
Jesus, Tu que nos amas, ajuda-nos a aprender a amar, de tal forma que a Tua presença em nós anule a dominação arbitrária das nossas paixões, e sejas Tu a dominar-nos interiormente, como um dia penetraste no Teu discípulo, o cantor das gentes, por intermédio de quem passaste a cantar a Tua mensagem.
Segue conosco Senhor, e ajuda-nos a conquistar o nosso mundo interior para que o Teu reino se estabeleça em nós, e se prolongue por toda a Terra.
Filhos da alma!
Eia, agora! Não depois, nem amanhã, nem mais tarde. O processo de transformação íntima deve começar neste instante, sem recidivas no mal, sem retorno às situações embaraçosas e perturbadoras. O Mestre conta conosco na razão direta em que contamos com Ele.
Que brilhe, portanto, em nós, a luz que vem dEle, apagando por completo a treva teimosa que permanece nas paisagens do nosso coração.
Bezerra.
Mensagem psicofônica, recebida pelo médium Divaldo Pereira Franco,
no encerramento da sua palestra na noite de 2 de agosto de 2012, no Grupo
Espírita André Luiz, no Rio de Janeiro, Brasil.
Em 18.1.2013.
no encerramento da sua palestra na noite de 2 de agosto de 2012, no Grupo
Espírita André Luiz, no Rio de Janeiro, Brasil.
Em 18.1.2013.
Mensagem extraída do site: http://divaldofranco.com/mensagens.php?not=315
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
Jesus expulsa uma legião de demônios e estes entram numa manada de porcos.
Postamos a página abaixo considerando que os apontamentos e os argumentos formam a resposta mais precisa sobre o tema narrado no Evangelho de Mateus, 8:28 a 8:34, de nosso conhecimento. Entendemos que muitas pessoas gostariam de encontrar elucidação tão lógica, calcada em argumentação lúcida. Pelo que agradecemos ao Diretor de Redação da Revista Eletrônica "O Consolador", Sr. Astolfo O. de Oliveira Filho, que, com grande fidelidade aos Postulados Espíritas, elabora as respostas em esclarecimentos aos seus leitores.
Dorival da Silva
http://www.oconsolador.com.br/ano6/294/oespiritismoresponde.html
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quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
Depressão: na periferia do assunto
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quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
Doutrina Espírita
Doutrina Espírita
Toda crença é respeitável.
No entanto, se buscaste a Doutrina Espírita, não lhe negues fidelidade.
Toda religião é sublime.
No entanto, só a Doutrina Espírita consegue explicar-te os fenômenos mediúnicos em que toda religião se baseia.
Toda religião é santa nas intenções.
No entanto, só a Doutrina Espírita pode guiar-te na solução dos problemas do destino e da dor.
Toda religião auxilia.
No entanto, só a Doutrina Espírita é capaz de exonerar-te do pavor ilusório do inferno, que apenas subsiste na consciência culpada.
Toda religião é conforto na morte.
No entanto, só a Doutrina Espírita é suscetível de descerrar a continuidade da vida, além do sepulcro.
Toda religião apregoa o bem como preço do paraíso aos seus profitentes.
No entanto, só a Doutrina Espírita estabelece a caridade incondicional como simples dever.
Toda religião exorciza os Espíritos infelizes. No entanto, só a Doutrina Espírita se dispõe a abraçá-los, como a doentes, neles reconhecendo as próprias criaturas humanas desencarnadas, em outras faixas de evolução.
Toda religião educa sempre.
No entanto, só a Doutrina Espírita é aquela em que se permite o livre exame, com o sentimento livre de compressões dogmáticas, para que a fé contemple a razão, face a face.
Toda religião fala de penas e recompensas.
No entanto, só a Doutrina Espírita elucida que todos colheremos conforme a plantação que tenhamos lançado à vida, sem qualquer privilégio na Justiça Divina.
Toda religião erguida em princípios nobres, mesmo as que vigem nos outros continentes, embora nos pareçam estranhas, guardam a essência cristã.
No entanto, só a Doutrina Espírita nos oferece a chave precisa para a verdadeira interpretação do Evangelho.
*
Porque a Doutrina Espírita é em si a liberalidade e o entendimento, há quem julgue seja ela obrigada a misturar-se com todas as aventuras marginais e com todos os exotismos, sob pena de fugir aos impositivos da fraternidade que veicula.
Dignifica, assim, a Doutrina que te consola e liberta, vigiando-lhe a pureza e a simplicidade, para que não colabores, sem perceber, nos vícios da ignorância e nos crimes do pensamento.
«Espírita» deve ser o teu caráter, ainda mesmo te sintas em reajuste, depois da queda.
«Espírita» deve ser a tua conduta, ainda mesmo que estejas em duras experiências.
«Espírita» deve ser o nome de teu nome, ainda mesmo respires em aflitivos combates contigo mesmo.
«Espírita» deve ser o claro adjetivo de tua instituição, ainda mesmo que, por isso, te faltem as passageiras subvenções e honrarias terrestres.
Doutrina Espírita quer dizer Doutrina do Cristo. E a Doutrina do Cristo é a doutrina do aperfeiçoamento moral em todos os mundos.
Guarda-a, pois, na existência, como sendo a tua responsabilidade mais alta, porque dia virá em que serás naturalmente convidado a prestar-lhe contas.
Do cap. 80 do livro Religião dos Espíritos, de Emmanuel, obra psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier.
Extraída da Revista Eletrônica "O Consolador", no endereço:
http://www.oconsolador.com.br/ano6/293/emmanuel.html
quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
Aprendendo com André Luiz: 30 Ensinamentos sobre a Vida Espiritual
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quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
Dê uma chance a você mesmo
Talvez
você já tenha feito perguntas como estas:
De
onde vim ao nascer? Para onde irei depois da morte? O que há depois dela?
Por
que uns sofrem mais do que outros? Por que uns têm determinada aptidão e outros
não?
Por
que alguns nascem ricos e outros pobres? Alguns cegos, aleijados, débeis
mentais, enquanto outros nascem inteligentes e saudáveis? Por que Deus permite
tamanha desigualdade entre seus filhos?
Por
que uns, que são maus, sofrem menos que outros, que são bons?
No
entanto, a maioria das pessoas, vivendo a vida atribulada de hoje, não está
interessada nos problemas fundamentais da existência. Antes se preocupam com
seus negócios, com seus prazeres, com seus problemas particulares. Acham que
questões como "a existência de Deus" e "a imortalidade da
alma" são da competência de sacerdotes, de ministros religiosos, de
filósofos e teólogos. Quando tudo vai bem em suas vidas, elas nem se lembram de
Deus e, quando se lembram, é apenas para fazer uma oração, ir a um templo, como
se tais atitudes fossem simples obrigações das quais todas têm que se
desincumbir de uma maneira ou de outra. A religião para elas é mera formalidade
social, alguma coisa que as pessoas devem ter, e nada mais; no máximo será um
desencargo de consciência, para estar bem com Deus. Tanto assim, que muitos nem
sequer alimentam firme convicção naquilo que professam, carregando sérias
dúvidas a respeito de Deus e da continuidade da vida após a morte.
Quando,
porém, tais pessoas são surpreendidas por um grande problema, a perda de um
ente querido, uma doença incurável, uma queda financeira desastrosa - fatos que
podem acontecer na vida de qualquer pessoa - não encontram em si mesmas a fé
necessária, nem a compreensão para enfrentar o problema com coragem e
resignação, caindo, invariavelmente, no desespero.
Onde
se encontra a solução?
Há
uma doutrina que atende a todos estes questionamentos. É o Espiritismo.
O
conhecimento espírita abre-nos uma visão ampla e racional da vida, explicando-a
de maneira convincente e permitindo-nos iniciar uma transformação íntima, para
melhor.
Mas,
o que é o Espiritismo?
O
Espiritismo é a doutrina revelada pelos Espíritos Superiores, através de
médiuns, e organizada (codificada), no século XIX, por um educador francês,
conhecido por Allan Kardec.
O
Espiritismo é, ao mesmo tempo filosofia, ciência e religião.
Filosofia,
porque dá uma interpretação da vida, respondendo questões como "de onde eu
vim", "o que faço no mundo", "para onde irei depois da
morte". Toda doutrina que dá uma interpretação da vida, uma concepção
própria do mundo, é uma filosofia.
Ciência,
porque estuda, à luz da razão e dentro de critérios científicos, os fenômenos
mediúnicos, isto é, fenômenos provocados pelos espíritos e que não passam de
fatos naturais. Todos os fenômenos, mesmo os mais estranhos, têm explicação
científica. Não existe o sobrenatural no Espiritismo.
Religião,
porque tem por objetivo a transformação moral do homem, revivendo os
ensinamentos de Jesus Cristo, na sua verdadeira expressão de simplicidade,
pureza e amor. Uma religião simples sem sacerdotes, cerimoniais e nem
sacramentos de espécie alguma. Sem rituais, culto a imagens, velas, vestes
especiais, nem manifestações exteriores.
E
quais são os fundamentos básicos do Espiritismo?
A
existência de Deus que é o Criador, causa primária de todas as coisas. A
Suprema Inteligência. É eterno, imutável, imaterial, onipotente, soberanamente
justo e bom.
A
imortalidade da alma ou espírito. O espírito é o princípio inteligente do
Universo, criado por Deus, para evoluir e realizar-se individualmente pelos
seus próprios esforços. Como espíritos já existíamos antes do nascimento e
continuaremos a existir depois da morte do corpo.
A
reencarnação. Criado simples e sem nenhum conhecimento, o espírito é quem
decide e cria o seu próprio destino. Para isso, ele é dotado de livre-arbítrio,
ou seja, capacidade de escolher entre o bem e o mal. Tem a possibilidade de se
desenvolver, evoluir, aperfeiçoar-se, de tornar-se cada vez melhor, mais
perfeito, como um aluno na escola, passando de uma série para outra, através
dos diversos cursos. Essa evolução requer aprendizado, e o espírito só pode
alcançá-la encarnando no mundo e reencarnando, quantas vezes necessárias, para
adquirir mais conhecimento, através das múltiplas experiências de vida. O
progresso adquirido pelo espírito não é somente intelectual, mas, sobretudo, o
progresso moral.
Não
nos lembramos das existências passadas e nisso também se manifesta a sabedoria
de Deus. Se lembrássemos do mal que fizemos ou dos sofrimentos que passamos,
dos inimigos que nos prejudicaram ou daqueles a quem prejudicamos, não teríamos
condições de viver entre eles atualmente. Pois, muitas vezes, os inimigos do
passado hoje são nossos filhos, nossos irmãos, nossos pais, nossos amigos que,
presentemente, se encontram junto de nós para a reconciliação. A reencarnação,
desta forma, é a oportunidade de reparação, assim como é, também, oportunidade
de devotarmos nossos esforços pelo bem dos outros, apressando nossa evolução
espiritual. Pelo mecanismo da reencarnação vemos que Deus não castiga. Somos
nós os causadores dos próprios sofrimentos, pela lei de "ação e
reação".
A
comunicabilidade dos espíritos. Os espíritos são seres humanos desencarnados e
continuam sendo como eram quando encarnados: bons ou maus, sérios ou
brincalhões, trabalhadores ou preguiçosos, cultos ou medíocres, verdadeiros ou
mentirosos. Eles estão por toda parte. Não estão ociosos. Pelo contrário, eles
têm as suas ocupações. Através dos denominados médiuns, o espírito pode se
comunicar conosco, se puder e se quiser.
A
pluralidade dos mundos habitados. Os diferentes mundos, disseminados pelo
espaço infinito, constituem as inúmeras moradas aos Espíritos que neles
encarnam. As condições desses mundos diferem quanto ao grau de adiantamento ou
de inferioridades dos seus habitantes.
Como
o Espiritismo interpreta o Céu e o Inferno?
Não
há céu nem inferno. Existem, sim, estados de alma que podem ser descritos como
celestiais ou infernais. Não existem também anjos ou demônios, mas apenas
espíritos superiores e espíritos inferiores, que também estão a caminho da
perfeição - os bons se tornando melhores e os maus se regenerando.
Deus
não se esquece de nenhum de seus filhos, deixando a cada um o mérito das suas
obras. Somente desta forma podemos entender a Suprema Justiça Divina.
Por
que o Espiritismo realça a Caridade?
Porque
fora dos preceitos da verdadeira caridade, o espírito não poderá atingir a
perfeição para a qual foi destinado. Tendo-a por norma, todos os homens são
irmãos e qualquer que seja a forma pela qual adorem o Criador, eles se estendem
as mãos, se entendem e se ajudam mutuamente.
Por
que fé raciocinada?
A
fé sem raciocínio não passa de uma crendice ou mesmo de uma superstição. Antes
de aceitarmos alguma coisa como verdade, devemos analisá-la bem. "Fé
inabalável é aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas
da humanidade."- Allan Kardec.
E
onde podemos encontrar mais esclarecimentos sobre o Espiritismo?
Começando
pela leitura dos livros de Allan Kardec:
O
LIVRO DOS ESPÍRITOS. O livro básico da Doutrina Espírita. Contém os princípios
do Espiritismo sobre a imortalidade da alma, a natureza dos espíritos e suas
relações com os homens, as leis morais, a vida futura e o porvir da humanidade.
O
LIVRO DOS MÉDIUNS. Reúne as explicações sobre todos os gêneros de manifestações
mediúnicas, os meios de comunicação e relação com os espíritos, a educação da
mediunidade e as dificuldades que eventualmente possam surgir na sua prática.
O
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO. É o livro dedicado à explicação das máximas de
Jesus, de acordo com o Espiritismo e sua aplicação às diversas situações da
vida.
O
CÉU E O INFERNO, ou "A Justiça Divina Segundo o Espiritismo". Oferece
o exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida
espiritual. Coloca ao alcance de todos o conhecimento do mecanismo pelo qual se
processa a Justiça Divina.
A
GÊNESE. Destacam-se os temas: Existência de Deus, origem do bem e do mal,
explicações sobre as leis naturais, a criação e a vida no Universo, a formação
da Terra, a formação primária dos seres vivos, o homem corpóreo e a união do
princípio espiritual à matéria.
Você
poderá ler, ainda, os livros psicografados por Francisco Cândido Xavier,
Divaldo Pereira Franco, Yvonne Pereira, José Raul Teixeira, etc. e os livros de
Léon Denis, Gabriel Delanne e de tantos outros autores, encontrando-se entre
eles estudos doutrinários, romances, poesias, histórias e mensagens de alento.
Depois desta simples leitura, você poderá ter dúvidas e perguntas a fazer. Se
tiver, é bom sinal. Sinal que você está procurando explicações racionais para a
vida. Você as encontrará lendo os livros indicados acima e procurando um Centro
Espírita seguramente doutrinário e indiscutivelmente Espírita.
Mensagem extraída do endereço:
http://www.feparana.com.br/conheca.php?cod_item=53
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